Saúde

Saúde em Senador Canedo avança e atinge níveis recordes nos indicadores da Atenção Primária

O Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) é um programa que tem o objetivo de analisar...

O Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) é um programa que tem o objetivo de analisar as condições de saúde da população e uso dos serviços de saúde nos municípios e, através do último estudo publicado, Senador Canedo avançou de 0,41 em 2021 para 5,31 em 2022, um crescimento de 1195% em comparação com os dois quadrimestres.

Para a superintendente de Atenção Primária, Mariley Gomes, a partir da análise dos dados do Ministério da Saúde do Indicador Sintético Final (ISF) do segundo quadrimestre (Q2), é possível observar que as ações realizadas tiveram o resultado positivo. “O nosso trabalho é intenso, pois precisamos levar o melhor atendimento à população. Segundo o último estudo podemos observar que o trabalho está dando frutos, mas ainda temos de intensificar nossas atividades para alcançar a pontuação máxima no ISF.”, relata a superintendente.

Através de estudos como esse é possível integrar e realizar ações efetivas voltadas à população. O ISF estabelece metas mínimas para que a qualidade da saúde nos municípios seja medida. Senador Canedo ainda está trabalhando para atingir as metas, entretanto, já é notável o avanço que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, em comparação com os últimos anos.

A secretária da SMS, Ludmyla Maranha, reafirma o compromisso com as melhorias nos serviços e relata que esse trabalho só foi possível com o empenho de diversas equipes e colaboradores. “Esses são frutos de um intenso trabalho de recuperação da nossa secretaria, passamos por inúmeros obstáculos, mas aos poucos vamos construindo uma nova forma de oferecer serviços de qualidade a toda população. Essa sempre foi uma preocupação do nosso prefeito, Fernando Pellozo, uma gestão unificada que se preocupa em levar o melhor a toda população. Quero aqui, expressar minha gratidão a toda equipe que está trabalhando junto na secretaria.”, diz a secretária.

Os moradores já percebem essas mudanças e afirmam que são positivas, uma vez que o atendimento está melhor e mais rápido. Maria Silva, moradora do Bairro Alvorada, relata que antigamente os exames demoravam muito pra sair. “Olha, ainda tem muita coisa pra melhorar, mas já estou vendo uma diferença muito boa, alguns anos atrás quando a gente solicitava exame às vezes nem saia ou então demorava muito, agora tenho percebido uma agilidade maior nessa prestação de serviço”, relata Maria.

A meta da secretaria é atingir os parâmetros indicados pelo Ministério da Saúde ainda em 2023, pois a cada objetivo alcançado o repasse federal aumenta e se torna possível efetivar ações direcionadas para o desenvolvimento do bem-estar da população.



Últimas Notícias