Saúde

Consultas de Psiquiatria e Psicologia lideram atendimentos em telemedicina em Goiás

A saúde mental liderou o ranking de atendimentos em telemedicina nos últimos três meses. Do total de consultas, 50% foram...

A saúde mental liderou o ranking de atendimentos em telemedicina nos últimos três meses. Do total de consultas, 50% foram em Psiquiatria e 30% em Psicologia. Os dados são da startup em telemedicina Zapymed, que apontam ainda que a nutrição também obteve destaque somando 20% das solicitações direcionadas a nutricionistas. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas. O sintoma afeta cerca de 9,3% da população e, segundo a OMS, há também um enorme alerta sobre a saúde mental dos brasileiros, já que uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida.

Segundo a psicóloga Raphaella Veloso Viana da Silva Sobral, o serviço de telemedicina em Psicologia utilizado para pacientes tem facilitado muito o acesso destes à uma terapia humanizada, alcançando mais pessoas de todos os lugares do mundo. Atualmente, ela conta que atende pacientes de vários estados do Brasil e brasileiros que moram no exterior no formato online. “Tenho atendido 20 pacientes neste formato e estão em acompanhamento há três anos.Neste formato de teleconsulta, eles podem manter uma constância em seus acompanhamentos psicoterapêuticos”, comenta.

O cofundador da startup em telemedicina Zapymed, Mayco Dias, avalia que os números comprovam que a teleconsulta para áreas diversas é uma tendência que veio para ficar no Brasil porque favorece a saúde e prevenção de doenças de forma ampla, simples e popular. Ele garante que a tecnologia trouxe agilidade para as consultas, reduzindo o tempo de espera para atendimentos básicos, o que tem popularizado a telemedicina.

Dias explica que os serviços de telemedicina ficam à disposição do público todos os dias da semana sem restrição de horário. A rede de atendimento da ZapyMed possui mais de 50 mil médicos cadastrados e 20 mil parceiros em todo o país. Para se ter uma ideia, mais de 10 milhões de teleatendimentos foram realizados em 20 estados brasileiros, desde abril de 2020, segundo levantamento da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge).

Dados da plataforma Zapymed, em funcionamento desde o final de 2021, no auge da pandemia de Covid-19, mostram que os atendimentos no Estado de Goiás, por exemplo, cresceram e já alcançaram mais de 60 mil pessoas em apenas dois anos. Na análise do sócio da ZapyMed, Samuel Costa, a sociedade tem se tornado mais aberta para esse tipo de atendimento porque as pessoas estão percebendo as vantagens oferecidas pela medicina online. De acordo com ele, as pessoas estão bem mais confiantes no atendimento médico online e essa abertura tanto da parte dos pacientes quanto de profissionais de saúde.



Últimas Notícias