Saúde

Dia D da Campanha Nacional de Vacinação acontece neste sábado

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), ligado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente...

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), ligado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), prevê para os próximos dias a ocorrência de temperaturas abaixo do esperado para o período nas regiões Sul e Centro de Goiás. A massa de ar polar que fez os termômetros descerem a menos de zero grau em algumas cidades do Sul do país deve aliviar o calor em cidades goianas como Rio Verde, Jataí e Mineiros. A expectativa é de chegar em torno de 10ºC na madrugada deste sábado (20/08).

Conforme alerta o Cimehgo, as maiores quedas de temperatura ficarão concentradas apenas nessas regiões, já que a previsão para o restante do Estado é de altas temperaturas. Em Porangatu, por exemplo, a máxima registrada nesta sexta-feira foi de 35ºC. Já na capital o que chama a atenção é a amplitude térmica, com mínima de 15ºC e máxima de 31ºC.

Os prognósticos do Cimehgo são elaborados com até 15 dias de antecedência. Por meio dos boletins informativos é possível antever desastres e traçar estratégias para mitigar os danos causados por fenômenos naturais. É o caso, por exemplo, da parte centro/sul do Estado, onde as temperaturas caem com maior intensidade, ocasionando assim efeitos diretos nas produções agrícolas.

Riscos
Além dos impactos gerados pelas mudanças climáticas quanto à saúde humana, outro ponto preocupante é o risco de incêndios florestais. Nesta época do ano, a vegetação seca do bioma Cerrado é altamente inflamável. Somado a isso, o clima seco, as altas temperaturas e a baixa umidade do ar resultam em risco elevado para ocorrência de focos de queimadas.

Titular da Semad, Andréa Vulcanis lembra que nesta época do ano algumas ações devem ser evitadas. “A queima de lixo doméstico, o descarte de bituca de cigarros nas rodovias e a falta de aceiros em propriedades rurais podem dar início ou contribuir para que o fogo se espalhe rapidamente”. Segundo a secretária, neste ano, a previsão é de menor incidência pluviométrica em Goiás devido ao fenômeno La Niña, que direciona maior quantidade de chuvas às regiões Norte e Nordeste do País.

Tags:, ,



Últimas Notícias