Saúde

Governo de Goiás entrega ala pediátrica com 18 leitos no Hospital de Itumbiara

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), inaugurou, uma ala pediátrica no Hospital Estadual...

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), inaugurou, uma ala pediátrica no Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI), no Sul goiano. São 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito de enfermaria que já estão em funcionamento. Uma brinquedoteca também foi instalada no local.

Na quinta-feira, 15, a superintendente de Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Danielle Jaques Modesto, abriu o evento de entrega dos leitos e destacou o perfil acolhedor e humano da unidade. “Aqui hoje estamos consolidando a descentralização da oferta de serviços de saúde. Agradeço a parceria com o município e o Estado segue à disposição”, declarou a superintendente.

Dione José de Araújo, prefeito de Itumbiara, relembrou que o hospital passou a ter UTIs quando foi restaurado para atender como hospital de campanha, no auge da Covid-19, em 2020. “Aqui foram salvas muitas vidas, mas muitos acharam que esse hospital acabaria com o fim da pandemia. Contudo, a chave foi virada e o hospital passou a ser regional e de referência”, pontuou Dione.

O hospital, que ficou desativado por 16 anos, também passou por obras de reforma e adequação com o objetivo de ter o escopo de assistência ampliado após a fase crítica da pandemia do coronavírus. A unidade atende diretamente uma população de cerca de 250 mil habitantes dos 12 municípios que integram a região Sul.

“Antes ficávamos angustiados quando um problema não tinha solução, mas ver essa humanização no atendimento me deixa emocionado. Essa parceria vem para nos fortalecer e dar vida para as pessoas”, disse o secretário municipal de Saúde, Adriano Martins Lopes.

Ala pediátrica
Todos os 18 leitos estão à disposição do Complexo Regulador da SES-GO para atender a demanda por internação pediátrica. A expectativa é de que no próximo ano, dependendo de adequações físicas na estrutura do hospital, a unidade passe a atender como pronto-socorro. No entanto, os leitos estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana com médicos pediatras e intensivistas para atender pacientes encaminhados pela regulação.

Xô Dodói
A agenda da SES-GO nesta quinta-feira (15/9), em Itumbiara, começou com a entrega dos kits da campanha Xô Dodói na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Rogério Ribeiro Mendonça. A superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, esteve presente destacando a importância do incentivo à vacinação infantil. Foram entregues 4.302 kits para as crianças de até 5 anos, matriculadas na educação infantil.

“Infelizmente, corremos o risco de ter, na atualidade, mortes e sequelas irreversíveis causadas pela paralisia infantil, erradicada há mais de 30 anos no Brasil. Pessoas mais jovens, que não viveram essa época, desconhecem esse problema, mas estamos preparando nossos profissionais para lidar com essa realidade. A vacina é uma proteção à vida das crianças. Pedimos que pais, professores e formadores de opinião divulguem que a vacina salva vidas”, pediu Flúvia Amorim.

Tags:, , ,



Últimas Notícias