Saúde

Após 20 anos de luta, profissionais da saúde conquistam redução de carga horária e agradecem ao prefeito Divino Lemes

Representantes dos profissionais de saúde de Senador Canedo participaram da solenidade de sanção da lei que altera a carga horária...

Representantes dos profissionais de saúde de Senador Canedo participaram da solenidade de sanção da lei que altera a carga horária dos analistas em saúde de 40 para 30 horas semanais, nesta sexta-feira, 8. O novo ordenamento beneficia enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos e biomédicos.

Durante o evento com a presença do prefeito Divino Lemes, o presidente do Sindicanedo, João Batista, afirmou que esta conquista os profissionais de saúde levarão para a vida toda. “Nas gestões municipais passadas não tivemos nenhum ganho, tivemos perdas. Mas agora, com o senhor prefeito Divino, nossa categoria está sendo valorizada, recebemos o piso salarial, ganho por produtividade e agora a alteração de nossa carga horária. O senhor foi o único que olhou de verdade para o nosso município. Com a união das categorias, sindicatos e profissionais, estamos construindo uma nova história”, afirmou.

A enfermeira Rocinilia Aparecida de Melo, da UPA de Senador Canedo, disse que a categoria está com imensa alegria. “Teremos gratidão por toda a nossa vida. Se temos uma carga horária reduzida, se somos bem remunerados, todos ganham. A valorização da saúde é a valorização de todos os cidadãos.”

Segundo ela, o papel dos sindicatos foi fundamental nesta conquista. “O Sindicanedo se empenhou muito nesta luta, mas sem o diálogo aberto com o prefeito nada disso seria possível. Estamos esperando por isso há 20 anos. Mas agora conseguimos.” Para o enfermeiro Pedro Palácios, a aprovação desta lei trouxe justiça aos profissionais da saúde.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Josué Alves Ribeiro, recordou que os profissionais da saúde estavam com o piso salarial congelado há três anos, mas quando o prefeito Divino Lemes assumiu se iniciou a construção de um plano de cargos e salários verdadeiro para a categoria. “O prefeito está cumprindo suas promessas, está valorizando esta categoria que se dedica para salvar vidas”.

A enfermeira Cirlei Braga, do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Goiás, afirmou que a medida do prefeito alegrou toda a categoria e trouxe uma valorização para os profissionais inédita no município. “Na gestão anterior tentamos fazer reuniões e nunca abriram as portas. Mas agora com o Divino foi diferente, ele abriu as portas da prefeitura conversou, nos explicou a situação real da prefeitura e com transparência tomou todas as ações. Estamos muito agradecidos por isso.”

O secretário de Saúde, Thiago Moura, disse que o prefeito Divino Lemes é um homem que cumpre promessas. “Moro há mais de 30 anos em Senador Canedo, na minha rua no Jardim das Oliveiras, os moradores sofriam sem o asfalto. Na década 90, quem colocou o asfalto lá foi o Divino. Hoje, as máquinas estão lá nas ruas de novo refazendo a pavimentação e é obra do Divino. Os servidores da saúde estão sendo valorizados, estamos cumprindo nossas promessas e novamente é o Divino. Temos que reconhecer que o prefeito é um político diferente, que trata as questões públicas de forma humanizada. A gente aprende muito com ele.”



Últimas Notícias