Os cinco dias de provas no Parapan Americanos de Jovens, que aconteceu em São Paulo do dia 20 ao dia 25 de março, foram de grandes experiências e bons resultados para os atletas de Senador Canedo, Gabriela Vieira, Guilherme Gaarra e Samuel Eckert. Os atletas que começaram a treinar atletismo na iniciação esportiva da Prefeitura, hoje são destaques em provas nacionais e no estado de Goiás.
Gabriela Vieira, junto com seu guia Guilherme Gaarra, ficou em 1º lugar na corrida dos 100 metros e também nos 400 metros, além da medalha de prata no salto em distância, na classe T11 que é para cegos. A jovem moradora de Senador Canedo é campeã brasileira escolar, por três anos consecutivos na prova dos 100 metros, também campeã goiana por três anos consecutivos na mesma categoria. A garota que sonhava em ser bailarina perdeu a visão dos olhos em decorrência de um câncer, vê as pistas como um grande caminho. Ela atualmente tem 17 anos, treina e estuda em Senador Canedo.
Outro atleta da cidade Samuel Eckert, conquistou também três medalhas, 1º lugar no 5 mil metros , 2º no 400 metros e 1º lugar no 1500 metros. O estudante competiu na categoria T13 (baixa visão), iniciou a carreira também com o projeto de iniciação esportiva do professor Jaba Gaarra, atualmente é um atleta de elite, que integra a equipe Sesi, em São Paulo. Entre os principais títulos estão o de Bi-campeão brasileiro nos 800 metros rasos, na categoria T 12(baixíssima visão), e três terceiros lugares nos 1500 metros rasos, um 1º lugar nos 1500, e também primeiro lugar nos 400 metros, no brasileiro no ano de 2016.
A 4° edição dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens contou com a participação de cerca de 800 atletas, de 20 países, com idade entre 13 e 21 anos. Os atletas treinam agora para conseguirem índices para outras competições nacionais e o mundial.