Entretenimento

Periférias é opção gratuita de lazer

Interessados têm até o dia 29 deste mês para se inscrever em curso de percussão que será realizado de 3 a 29 de julho, em Goiânia

foto 01Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Periférias, curso de férias em percussão da periferia realizado pela Rabecas e Percussão, em Goiânia. Os interessados em aprender a tocar ritmos da cultura tradicional popular como baião, xote e maracatu têm até o próximo dia 29 garantir a participação.
Para se inscrever, basta entrar no link http://bit.ly/2rdEXgR e preencher o formulário. Mas é bom se apressar, pois as vagas são limitadas. O curso é gratuito e será ministrado de 3 a 29 de julho, na Escola Agenor Cardoso de Oliveira, no Jardim Novo Mundo, na região leste da capital.
Podem participar jovens e adolescentes músicos ou não, artistas de todos os segmentos, comunidade em geral, sem limite máximo de idade. Menores de 18 anos devem ter autorização dos pais ou responsáveis e, preferencialmente, pertencer à Região Leste de Goiânia.
As aulas serão realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 21h. Também haverá aulões aos fins de semana para ensaios voltados à apresentação final, no dia 31 de julho. Além da participação dos alunos, o evento de encerramento contará com a participação de artistas de rap, forró e funk, e interação com o grafite.
O professor Srilis Leonel Mourão estará mais uma vez à frente dos estudos dos ritmos xote, maracatu e baião. Paulistano, radicado em Goiânia desde 2004, é percussionista, licenciado em música pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), pesquisador da cultura de tradição popular com ênfase nos tambores e rabecas. É ele quem produz os próprios instrumentos e ministra os cursos do Rabecas e Percussão. Já trouxe a Goiânia por ocasião dos projetos realizados, nomes como Seu Nelson da Rabeca (Alagoas) e Dinda Salustiano (Pernambuco), complementando as ações culturais de cada proposta.
O Periférias tem patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O evento é feito com apoio da Tear Produções Culturais e da Escola Agenor Cardoso de Oliveira.

Microempreendimento criativo
A Rabecas e Percussão é um microempreendimento criativo presente em Goiânia desde 2005. Fabrica instrumentos de percussão da cultura popular tais como tambores, caixas de folia e maracatu, xequerês entre outros. Nos últimos anos, vem se aprimorando na fabricação de rabecas artesanais. Além de fabricar instrumentos, a Rabecas desenvolve iniciativas sócioculturais por meio da realização de projetos culturais democratizando o acesso e difundindo a cultura popular.
O trabalho da Rabecas hoje é diversificado e pautado na cultura popular. Além do Periférias, desenvolve projetos de Folia de Reis e de lutheria,que andam juntos com as ações do microempreendimento. Mas tem como principal atividade aulas particulares de música e construção de instrumentos.

Serviço
Evento: Periférias, curso de férias em percussão da periferia
Inscrições:  de 1º a 29 de junho, pelo link http://bit.ly/2rdEXgR
Curso: de 3 a 29 de julho
Local: Colégio Agenor Cardoso de Oliveira – Av.Uruguaiana, 02 – JD Novo Mundo, Goiânia – GO
Informações: 3877-8987 /98468-2592 / [email protected]
A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas