Economia

Brigadeiro e donut ganham novas versões sem leite e ovos para atender público alérgico em Goiás

Doces clássicos e populares, como brigadeiros e donuts, são adaptados para atender com alergias alimentares e também para as que...

Doces clássicos e populares, como brigadeiros e donuts, são adaptados para atender com alergias alimentares e também para as que não consomem itens de origem animal. As receitas tradicionais foram reformuladas pela nutricionista Sarah Oliveira com versões sem leite de vaca, ovos, soja e glúten. 

A nutricionista explica que a ideia de reformular essas receitas clássicas surgiu das demandas apresentadas pelas pessoas alérgicas, que nem sempre têm acesso aos doces devido às limitações alimentares. Segundo ela, ainda há pouca oferta de itens veganos, sem leite de vaca, ovos, soja e glúten para crianças e adultos que possuem restrições alimentares.

Sarah conta que, após testes, as novas versões dos donuts e brigadeiros são caseiras e cheios de sabor. A adaptação do brigadeiro, doce genuinamente brasileiro criado no ano 1945, em homenagem a a um dos candidatos à presidência da República, o brigadeiro Eduardo Gomes, leva leite coco em pó, cacau em pó, chocolate vegano em gotas, manteiga de cacau ou de coco e água. Segundo a nutricionista, a nova formulação não perde em nada em sabor para a receita original feita com leite condensado, chocolate em pó e manteiga. 
Já a receita do donut ou rosquinha, que é popular nos Estados Unidos, tem farinha de trigo, leite vegetal e óleo de coco para a massa, a cobertura leva chocolate em gotas vegano, leite vegetal e  chocolate granulado. 

De acordo com Sarah, as produções de itens para alérgicos se iniciaram em 2019 quando precisou fazer os lanches do filho que possui alergia alimentar. “Pesquisei muitas receitas, fiz cursos e tentei oferecer os melhores sabores ao meu filho. Em seguida, minha irmã descobriu que a minha sobrinha, de quatro anos, também tinha alergia alimentar e ampliei a produção para atendê-la. Aos poucos, o negócio foi tomando corpo porque as encomendas começaram a chegar por indicações boca a boca”.

Hoje, ela é responsável pela empresa NoMilk – Doces e Bolos Veganos, que vende a pronta entrega e por encomendas para toda Goiânia e região metropolitana. As novas receitas dos doces populares já estão disponíveis no cardápio a pronta entrega e também por encomendas.