Economia

Feirão do MEI em Senador Canedo termina nesta sexta-feira, 18

Com o aumento das atividades econômicas e abertura de várias empresas individuais, a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SEMTRAE)...

Com o aumento das atividades econômicas e abertura de várias empresas individuais, a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SEMTRAE) está desenvolvendo o primeiro Feirão do MEI. O evento se encerra nesta sexta-feira, 18, às 17h, na própria sede da Semtrae.

O feirão tem o objetivo de ajudar os microempreendedores a regularizar a situação de suas empresas. Durante os 5 dias, empresários vão poder realizar o parcelamento de dívidas, abertura e baixa do MEI e atualizações cadastrais, além disso, o gestor vai poder realizar a declaração anual.

A secretaria atende em média entre 15 a 25 MEIs por dia. Essas pessoas procuram a SEMTRAE para realizar a retirada do boleto e buscar auxílio no passo a passo de abertura e fechamento. Com o feirão, a expectativa é que esse número aumente.

Segundo o secretário, Holismar Gonçalves, o feirão vai ajudar várias empresas que estão irregulares e que não sabem como regularizar sua situação. “Muitos empreendedores estão atuando de forma irregular a muitos anos e não sabem, com o feirão vamos conseguir levar informação e agilizar o processo”, afirma Holismar.

Ficar em dia com o MEI garante diversos benefícios para as empresas, como: facilidade na emissão de notas fiscais, direito à cobertura previdenciária do INSS, taxas de empréstimos menores em algumas instituições e a contratação de funcionários para atuarem no negócio.

Para realizar as declarações MEI é necessário apresentar somatória de todas as notas fiscais emitidas em 2021 e a somatória total do histórico da maquininha de cartão de crédito de 2021, caso esteja cadastrado com o CNPJ da empresa.