Saúde

No interior goiano, moradores usam celular para cuidar da saúde com teleconsultas

A tecnologia encurta as distâncias e permite que atendimentos médicos cheguem a todos os cantos do Estado de Goiás. Pela...

A tecnologia encurta as distâncias e permite que atendimentos médicos cheguem a todos os cantos do Estado de Goiás. Pela tela do celular é possível ter consulta com médico especialista, receituário e pedidos de exames sem filas e longas esperas.

Em Rio Verde, a 231 quilômetros de Goiânia, o produtor rural Raphael Valongo diz que não possui mais dificuldades para ter acesso a médicos, psicólogos e nutricionistas. Cliente de plano de saúde em telemedicina, ele comenta que tem cuidado melhor da saúde com os aparatos tecnológicos. “Não preciso esperar longo tempo pelo agendamento da consulta e nem enfrentar filas de horas até chegar ao consultório médico. Isso facilita e gera segurança de que minhas demandas vão ser atendidas independente do lugar em que eu esteja”.

O cofundador da startup em telemedicina Zapymed, Mayco Dias, afirma que as teleconsultas alcançam todos os municípios goianos e já beneficiaram mais de 60 mil pessoas no Estado. Ele explica que consultas ilimitadas e descontos em exames são diferenciais da proposta de telemedicina da ZapyMed que se adaptam às novas necessidades do atual mercado de trabalho. “O cliente pode fazer a consulta online da casa dele ou de qualquer outro local porque a nossa solução é 24 horas. Nas regiões onde não há médicos, a telemedicina torna-se uma opção essencial”.

A rede de atendimento da ZapyMed possui mais de 50 mil médicos cadastrados e 20 mil parceiros em todo o país. Para se ter uma ideia do impacto positivo da telemedicina na vida das pessoas, mais de 10 milhões de teleatendimentos foram realizados em 20 estados brasileiros desde abril de 2020, segundo levantamento da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge).

Para o sócio da ZapyMed, Samuel Costa, a sociedade tem se tornado mais aberta para esse tipo de atendimento porque as pessoas estão percebendo as vantagens oferecidas pela medicina online. De acordo com ele, as pessoas estão bem mais confiantes no atendimento médico online e essa abertura tanto da parte dos pacientes quanto de profissionais de saúde.

O custo acessível também é outro diferencial. Ele conta que, ao custo médio de R$1 por dia, a pessoa pode realizar consultas médicas a qualquer horário por dia sem necessariamente ter que perder o turno de trabalho em filas. “A tecnologia trouxe agilidade para as consultas, possibilitando preços mais justos e um tempo de espera menor para atendimentos básicos. Esses fatores têm ajudado a popularizar a telemedicina.”



Últimas Notícias