Cidades

Goiás envia força-tarefa para operações de resgates na Bahia

Por determinação do governador Ronaldo Caiado, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO) enviou, neste domingo (26/12), uma força-tarefa que dará...

Por determinação do governador Ronaldo Caiado, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO) enviou, neste domingo (26/12), uma força-tarefa que dará suporte às operações de resgate na Bahia. O estado tem sido assolado por enchentes e alagamentos, que já deixaram mais de 70 municípios em situação de emergência. A missão foi autorizada pelo chefe do executivo estadual, pelo secretário de segurança Pública (SSP-GO), Rodney Miranda e o comandante-geral do CBMGO, Coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos.

A força-tarefa é composta por oito militares goianos, especialistas em operações de salvamento em desastres e mergulho autônomo. A equipe segue para o município de Itapetinga, onde irá atuar junto ao Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A previsão é de que os militares cheguem ao local às 18h desta segunda-feira (27/12). “São centenas de vítimas, famílias desabrigadas, principalmente no sul e sudeste do estado”, destacou o Tenente do CBMGO Kenyo Visconde, que comanda a Operação SOS Bahia.

O governador elogiou o empenho dos militares que, segundo ele, dão grande exemplo para o Brasil. “Tenho muito orgulho destes homens que emprestam suas vidas para que as vidas de outras pessoas sejam preservadas”, afirmou. Já o titular da SSP-GO destacou o espírito solidário dos bombeiros goianos. “Não pensaram duas vezes antes de deixar suas casas para ajudar. São profissionais da mais alta envergadura”, ressaltou.

A corporação goiana faz parte de uma força-tarefa que envolve diversos estados e o Governo Federal. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), as fortes chuvas que atingem o estado já deixaram mais de 16 mil desabrigados. Foram ainda contabilizadas 20 mortes. Ao todo, mais de 430 mil pessoas foram afetadas.