Cidades

Prefeitura de Senador Canedo apresenta novo Sistema de Inspeção Municipal

Inspeção sanitária dentro do município terá metodologia inovadora com a chegada do SIM e certificação dos produtos vai coibir a venda clandestina e fortalecer os produtores da região

A Prefeitura de Senador implanta uma nova metodologia para a inspeção sanitária nos processos de fabricação de produtos de origem animal no município. O Sistema de Inspeção Municipal (SIM) será desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Combate à Fome e terá uma equipe de 11 agentes inspetores e um médico veterinário para atuar nas fiscalizações.

O prefeito Divino Lemes explica que o objetivo do SIM é garantir a qualidade dos produtos e ampliar o mercado para os produtores locais. Para ter acesso à essa inspeção e certificação, os pequenos produtores devem realizar cadastro e seguir as especificações necessárias apontadas pelos técnicos. A certificação possibilitará a venda dos produtos nas grandes redes, ampliando a fabricação e arrecadação do produtor, tornando-o legal, evitando a venda clandestina.

Segundo ele, com este novo trabalho haverá inspeções em todas as etapas de fabricação e também instruções para os produtores sobre as melhores formas de produção, conservação, embalagem e higiene para evitar a proliferação de doenças.

O SIM terá sede no prédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SEMTRAR) e a inauguração é prevista para abril.