Cidades

Associações em parceria com a Superintendência de Trânsito promove mutirão de serviços em Senador Canedo

A Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego), por meio da Associação dos Deficientes Físicos de Senador Canedo...

A Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego), por meio da Associação dos Deficientes Físicos de Senador Canedo (Adesc), em conjunto com a Superintendência Municipal de Trânsito (Smt) realizaram nesta segunda-feira (21), mutirão de Recadastramento das Pessoas com Deficiência e a Emissão das Credenciais para estacionamento em vagas especiais (Idoso / PCD).

O mutirão voltado para a população que se encontra em situação de mobilidade reduzida, visa realizar o recadastramento dos associados da Adesc, assim como a emissão, promovida SMT, das credenciais para a utilização em vagas especiais de estacionamento destinado aos idosos e pessoa com deficiência (PcD`s).

A ação surgiu a partir do interesse comum entre essas instituições em busca de uma mobilidade mais acessível, segura e inclusiva, com a finalidade de levar à essa população os serviços da associação, assim como os da SMT, que disponibilizou um servidor para estar realizando a emissão das credenciais do estacionamento.

A Adfego, uma das instituições mais importantes do estado de Goiás, prova isso com o desempenho dos associados. Por lá eles desenvolvem um relevante trabalho nas artes, como na pintura e na música. Sendo um parceiro da Adesc, a Presidente da Adfego, Maria Clara Carvalho ressalta essa parceria que ocorre há mais de 30 anos. ”O trabalho que a Adesc promove ao longo desses anos, com o apoio da prefeitura é uma das mais relevantes no estado, o que só mostra a valorização com os nossos PcD`s e com os idosos. O trabalho aqui é de valorizar a pessoa humana.” pontua.

Asssim como Maria Clara, de acordo com o Presidente da Adesc, Regivan Alves: “essa é uma ação de acessibilidade muito importante para a cidade. Aqui, o trabalho é todo realizado em prol da inclusão e nada mais importante do que essa parceia com a Adfego que sempre esteve presente em nossas ações.” afirma.

Maria Auxiliadora, moradora, usuária e uma das fundadoras da Adesc e também associada da Adfego reafirma a importância do trabalho que vem sendo realizado pelas associações. ”É extremamente importante e fundamental para os nossos direitos o papel da Adfego e da Adesc, que luta diariamente na linha de frente em buscar as políticas públicas das quais temos direitos.” Ela ainda ressalta que na casa dela são três beneficiados com os serviços prestados pelas associações.

Outra beneficiada pelos serviços das associações, Marluce, que vive diariamente com um filho Pcd, Vítório, agradece ao trabalho e apoio que a associação desempenha na vida deles. Segundo ela, a ação vem em boa hora. “É um projeto que beneficia muito a realidade da minha família, pois sabemos das dificuldades. Então a Adesc entra com o papel de facilitar o processo em receber os benefícios que a gente tem direito.”, afirma.

Outro ponto que ela destacou foi o papel da Adesc em fornecer as informações corretas para que, tanto ela quanto as demais famílias que se encontram na mesma situação, não percam os direitos que possuem.

SMT

Na parceria da SMT com a Adesc foi promovida uma ação de emissão das credenciais de estacionamento especial junto com o credenciamento da Adfego. Para o Gerente de Trânsito, Pedro Santos ”A SMT entrou com a sinalização aqui na região, revitalizando faixa de pedestre para o acesso na associação, bem como foram distribuídos materiais gráficos educativos de trânsito com orientações acerca da pavimentação dos passeios públicos em Senador Canedo.”.

Balanço do Mutirão

51 Credencias de Estacionamento em Vagas Especiais emitidas, sendo 21 de idosos e 30 para pessoas com deficiência.

Você que tem alguma mobilidade reduzida, acima de 60 anos pode procurar a Adesc com os documentos pessoais: RG, comprovante de endereço e o laudo médico com o CID para emitir o seu cartão gratuitamente.

Serviço

Associação dos Deficientes Físicos de Senador Canedo – Adesc
Endereço: Av. do Comércio, 51 – Conjunto Morada do Morro – Senador Canedo
Telefone: (62) 99445-8554 – Regivan Alves (Presidente da Adesc)



Últimas Notícias