Cidades

Caiado lança obra de construção do contorno viário de Pires do Rio, no Sudeste goiano

O governador Ronaldo Caiado lançou a obra de construção do contorno viário da cidade de Pires do Rio, no Sudeste...

O governador Ronaldo Caiado lançou a obra de construção do contorno viário da cidade de Pires do Rio, no Sudeste goiano, a 145 quilômetros de Goiânia. Os serviços de implantação e pavimentação da pista serão realizados a partir da rodovia estadual GO-330 e contarão com Parceria-Público Privada (PPP) da Nutriza Agroindustrial de Alimentos S/A, com previsão de conclusão para outubro de 2023.

Durante o evento na terça-feira (19/04), Caiado agradeceu a parceria e deixou claro que o empreendimento começa com todo recurso em caixa. “Goiás, hoje, é um Estado que paga tudo em dia. No momento em que autorizamos uma obra como esta é porque temos condições de quitar 100% dela. São quase R$ 60 milhões que estão sendo investidos aqui”, garantiu.

O governador pontuou ainda que a construção do contorno viário vai desviar a passagem de veículos pesados que circulavam pelo Centro e resolver um grande transtorno para a população do município. “A cidade vai se embelezar cada vez mais, atrair novos investimentos e isso resgata a autoestima da população. É dessa maneira que trabalhamos, de mãos dadas”, acrescentou.

A obra terá 12,44 quilômetros de extensão e cobrirá a área Oeste do município. Os investimentos no local estão orçados em R$ 59,35 milhões. O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales diz que o empreendimento é emblemático porque vai aliviar o trânsito na cidade. “Isso vai transformar a vida dos cidadãos e facilitar o tráfego pela GO-330, permitindo mais segurança, mais facilidade de acesso e conforto para a população”, garantiu.

“Não precisei ir muitas vezes na Goinfra, fui poucas vezes e deu certo o atendimento. Já estou caminhando no quarto mandato. Não quero falar de pessoas, mas do dinamismo da gestão do governador e do atendimento em todas as áreas do Estado”, declarou a prefeita da cidade, Cida Tomazini. “Em todas as secretarias os serviços são de primeira classe: rápido e ágil”, reforçou.

Parceria
Parte dos recursos empregados nos trabalhos em Pires do Rio serão viabilizados por meio de crédito outorgado do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) concedido pelo Governo de Goiás, por meio de um Termo de Acordo de Regime Especial (Tare), à empresa Nutriza Agroindustrial de Alimentos S/A.

Segundo o empresário Chico Tomazini, como é conhecido, a GO-330 não recebia melhorias desde a criação, em 1984, e o fluxo na região aumentou exponencialmente. “Essa obra é muito interessante, chega na hora certa. Vai atender não só a mim, mas outros empresários da região. O governador Ronaldo Caiado deixa sua marca com esse empreendimento”, frisou.

Líder na bancada goiana no Congresso, Flávia Morais elogiou a parceria no empreendimento. “Através disso, nosso governo consegue superar a burocracia. Essa obra poderia demorar todo um mandato, mas é iniciada porque tem uma empresa parceira, que fez o projeto”. O presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, explanou no mesmo sentido. “O governador trabalha e executa empreendimentos estruturantes com visão inovadora, empreendedora e diferente, por meio de PPP, onde, de fato, desburocratiza e diminui o custo da máquina administrativa”, concluiu.

O deputado federal José Nelto frisou que a obra vai ficar na memória de todo povo de Pires do Rio. “E ela está acontecendo porque esse governo é sério”, destacou. O deputado estadual Francisco Oliveira reforçou o trabalho a quatro mãos. “Temos aqui o sentimento de um empresário que é municipalista, que tem amor à cidade”, pontuou o parlamentar. O ex-deputado federal Alexandre Baldy disse que o Estado faz uma retomada após a pandemia da covid-19, “com progresso que beneficia a vida das pessoas. Aqui vemos uma parceria público-privada, de forma clara, transparente e evidente para o bem dos cidadãos”.

Acompanharam o lançamento das obras em Pires do Rio também os secretários de Estado Joel Sant’Anna (Indústria, Comércio e Serviços) e Sandro Rodrigues (Saúde); além de vereadores, prefeitos e ex-prefeitos da região, representantes de sindicatos e lideranças.