Uma máscara gigante foi instalada em bairro de Goiânia para chamar a atenção da população sobre a obrigatoriedade do uso da peça neste período emergencial de controle ao avanço do novo coronavírus. A instalação artística feita pela designer de moda Karol Moura está na Vila Lucy, na região sudoeste.
A criação da estampa e impressão da peça foram feitos pela própria Karol Moura, que fornece tecnologia têxtil e estamparia digital para a região Centro-Oeste. A ação foi desenvolvida com os apoios do médico Antenor Couto Neto e da empresária Joana Dark Neves de Moura, que são sócios da designer de moda na empresa Acore Estamparia Digital.
Karol Moura acredita que o envolvimento da sociedade é fundamental neste momento da pandemia e os produtores de moda devem ser pronunciar e promover ações. “As intervenções artísticas chamam a atenção, aguçam a curiosidade das pessoas e, por isso, são ferramentas que podem auxiliar na conscientização. Estamos passando por um período em que o envolvimento de cada um fará toda a diferença no número de contaminações pelo vírus e também na quantidade de vidas salvas.”
No Estado de Goiás, o uso de máscaras é obrigatório nas vias públicas. Em Goiânia e Aparecida de Goiânia, as administrações municipais editaram decretos que preveem multa para quem sair sem a peça de proteção. Na Capital, a multa é de R$ 627 para quem não estiver com máscara em locais públicos e em Aparecida, R$ 106. O uso da máscara facial é obrigatório em todas as vias e espaços públicos, transportes públicos coletivos, estabelecimentos comerciais, industriais e espaços de prestação de serviço.
Karol Moura reforça que a participação da sociedade civil vai ajudar ao poder público neste trabalho de conscientização sobre o uso do acessório é considerado essencial para evitar o contágio pelo novo coronavírus, causador da Covid-19. “A máscara gigante quer alertar para a importância das medidas preventivas e também para as possibilidades de integrar a peça ao nosso vestuário de forma leve e descontraída”.