Cidades

Designer de moda instala máscara gigante em bairro de Goiânia para conscientizar população sobre importância do uso da peça

Uma máscara gigante foi instalada em bairro de Goiânia para chamar a atenção da população sobre a obrigatoriedade do uso...

Uma máscara gigante foi instalada em bairro de Goiânia para chamar a atenção da população sobre a obrigatoriedade do uso da peça neste período emergencial de controle ao avanço do novo coronavírus. A instalação artística feita pela designer de moda Karol Moura está na Vila Lucy, na região sudoeste.

A criação da estampa e impressão da peça foram feitos pela própria Karol Moura, que fornece tecnologia têxtil e estamparia digital para a região Centro-Oeste. A ação foi desenvolvida com os apoios do médico Antenor Couto Neto e da empresária Joana Dark Neves de Moura, que são sócios da designer de moda na empresa Acore Estamparia Digital.

Karol Moura acredita que o envolvimento da sociedade é fundamental neste momento da pandemia e os produtores de moda devem ser pronunciar e promover ações. “As intervenções artísticas chamam a atenção, aguçam a curiosidade das pessoas e, por isso, são ferramentas que podem auxiliar na conscientização. Estamos passando por um período em que o envolvimento de cada um fará toda a diferença no número de contaminações pelo vírus e também na quantidade de vidas salvas.”

No Estado de Goiás, o uso de máscaras é obrigatório nas vias públicas. Em Goiânia e Aparecida de Goiânia, as administrações municipais editaram decretos que preveem multa para quem sair sem a peça de proteção. Na Capital, a multa é de R$ 627 para quem não estiver com máscara em locais públicos e em Aparecida, R$ 106. O uso da máscara facial é obrigatório em todas as vias e espaços públicos, transportes públicos coletivos, estabelecimentos comerciais, industriais e espaços de prestação de serviço.

Karol Moura reforça que a participação da sociedade civil vai ajudar ao poder público neste trabalho de conscientização sobre o uso do acessório é considerado essencial para evitar o contágio pelo novo coronavírus, causador da Covid-19. “A máscara gigante quer alertar para a importância das medidas preventivas e também para as possibilidades de integrar a peça ao nosso vestuário de forma leve e descontraída”.