Cidades

Prazo para quitar sexta parcela do IPVA começa nesta segunda-feira

Com o parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em vigor desde o ano passado, a Secretaria...

Com o parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em vigor desde o ano passado, a Secretaria da Economia de Goiás alerta os proprietários de veículos sobre os prazos de pagamento das parcelas do tributo referentes ao mês de junho, que têm início na segunda-feira (12/6).

A Superintendência de Controle e Fiscalização esclarece, por intermédio da Gerência do IPVA, que o vencimento da sexta parcela do imposto, que deve ser quitado em junho, inicia-se pelas placas veiculares de final 1 (12/6), seguido das demais: final 2 (13/6), final 3 (14/6), final 4 (15/6), final 5 (16/6), final 6 (19/6), final 7 (20/6), final 8 (21/6), final 9 (22/6). Por último estão os automotores de placa final 0, cujos proprietários têm até dia 23 de junho para efetuar o pagamento.

Os proprietários de veículos puderam parcelar o IPVA em até nove vezes, no caso de veículos com finais de placa 1 e 2, e em até 10 parcelas para veículos de placas final 3 a 0. Para quem optou por quitar o IPVA à vista, em parcela única, o que inclui o Licenciamento Anual do Detran, a data limite ocorrerá de setembro a outubro. O calendário completo pode ser acessado no site da Secretaria da Economia (https://www.economia.go.gov.br/component/content/article/325-receita-estadual/ipva/6924-calend%C3%A1rio-de-vencimentos.html?Itemid=101).

Isenções
Os veículos a partir de 15 anos de idade são isentos do pagamento do IPVA. O Governo de Goiás concede isenção, também, para pessoas com deficiência (PCD), ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar, além de veículo novo no ano da sua aquisição, adquirido em concessionária goiana, e ainda redução da base de cálculo concedida às locadoras de veículos.

Contribuintes inscritos no programa da Nota Fiscal Goiana (NFG) têm desconto de 5% a 10% no IPVA. Veículos populares com potência de até mil cilindradas e motocicletas até 125 cilindradas têm redução de 50% no imposto se não tiverem cometido infração de trânsito no ano anterior e estiverem com o pagamento em dia.



Últimas Notícias