A maior festa religiosa do Centro-Oeste, terceira maior do país e a primeira do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno, chega ao fim. A tradicional romaria teve, este ano, um número recorde de pessoas. De acordo com o balanço feito pela Polícia Militar, juntamente com o Corpo de Bombeiros e o Santuário Basílica de Trindade, nestes dez dias de festividades, aproximadamente 3,6 milhões de pessoas passaram pela Capital da Fé de Goiás.
O número é muito expressivo, ainda mais devido à Romaria de 2022 ter sido realizada com apenas 50% da capacidade, por conta das regras do Ministério da Saúde devido a pandemia da covid-19. Segundo o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Marco Aurélio Martins, “desde o primeiro dia de festa foi uma alegria. A praça do Santuário estava lotada de devotos, e foi aumentando até o último dia. Portanto, tenho certeza de que os romeiros saíram renovados pelo Pai. Atendendo o chamado e seguindo a sua missão”, disse o reitor.
O tema da Romaria 2023 foi: “O Pai nos chama e envia”. A escolha foi inspirada no 3º Ano Vocacional que a Igreja do Brasil vive. Nele, recorda-se o tema e o lema que comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção de todas as vocações no país.
A Romaria do Divino Pai Eterno é um momento de fé e gratidão, em que milhares de devotos de todos os lugares do Brasil visitam Trindade para deixar a sua homenagem ao Pai. Ao longo dos dez dias foram realizadas quase 200 celebrações, desde missas, novenas, procissões, orações do terço, além de batizados e confissões, alvoradas e vigílias. Os devotos peregrinam até Trindade para pagar promessas, fazer penitência, rezar e retornar às suas casas, renovados pelo amor e a misericórdia do Pai. Neste ano, carregando no coração a missão plantada por Deus.
A devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade (GO) teve início por volta de 1840. A história narra que o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e o Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. Eles beijaram a imagem, levaram-na para casa, colocaram-na em um altar e deram início à oração do terço em família e depois também com os vizinhos. A notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres.
Hoje, a Romaria do Divino Pai Eterno, que teve início ali naquele gesto simples de fé e devoção a Deus Pai, é o maior evento religioso do Centro-Oeste, o terceiro maior do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. A cada ano, a cidade recebe aproximadamente 5 milhões de romeiros, a maior parte deles durante a Festa de Trindade.