Quarenta pacientes foram encaminhados para o Mutirão da Catarata, a ser realizado em uma clínica particular de Goiânia. Tanto o translado quanto o tratamento serão custeados pela Secretaria Municipal de Saúde. Estes passaram, anteriormente, por avaliação médica que comprovou a necessidade da intervenção cirúrgica.
A catarata é a primeira causa de cegueira reversível no mundo. O cirurgião oftalmologista responsável pelas cirurgias, Anicésio Ribeiro, afirma que quem trata da catarata tem mais qualidade de vida e segurança. “Um paciente com problema de visão está mais sujeito a acidentes e quedas, pela limitação da sua mobilidade, podendo inclusive colocar sua vida em risco, quando você recupera este importante sentido, você proporciona mais habilidade para um paciente idoso”, conclui Ribeiro.
Mais cirurgias
No sábado, dia 7 de maio, outros 40 pacientes vão fazer procedimento ambulatorial de Pterigio no Centro de Especialidades de Senador Canedo. E mais 70 pacientes vão ser avaliados para procedimento cirúrgico, se houver necessidade.