Cidades

Prefeitura inicia ação para melhorar a convivência no ambiente escolar

Em parceria com o Ministério Público, administração municipal estabelece termo de responsabilidade para alunos do EJA

Com o objetivo de melhorar os cuidados com as unidades de ensino e também ampliar a segurança de estudantes e professores, a Prefeitura de Senador, após firmar parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás, estabeleceu termo de responsabilidade para os integrantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O termo de responsabilidade será assinado pelos alunos do projeto, que vão se comprometer a respeitar as regras de boa convivência no ambiente escolar.

A ação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana. O secretário de segurança, Wilson Paranaguá, explica que os alunos vão se comprometer a respeitar as regras da escola e podem até mesmo serem transferidos compulsoriamente em casos haja descumprimento dos termos e transgressões mais graves. Além da assinatura, ele também está ministrando palestras aos alunos com o tema “Violência e Drogas”.

Paranaguá diz que durante as palestras os estudantes tomam conhecimento sobre a diferença entre Ato de Indisciplina (desrespeito as regras da escola) e Ato Infracional conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ou Ato ilícito (crime ou contravenção penal). As equipes também discutem os impactos negativos dos bullying e os tipos de delitos que ocorrem no ambiente escolar ou nas proximidades. “Estamos levando informação com o objetivo de fortalecer a proteção de nossos jovens. Envolvemos também as famílias e orientamos que acompanhem o dia a dia de seus filhos na escola, em casa e nos ambientes virtuais. A proteção de nossos jovens é o melhor caminho para uma sociedade melhor”.