Cidades

Secretaria de Educação de Senador Canedo intensifica ações para retorno presencial em toda rede

A retomada do atendimento presencial em Senador Canedo tem sido realizada de forma gradativa, trazendo grandes mudanças para toda a...

A retomada do atendimento presencial em Senador Canedo tem sido realizada de forma gradativa, trazendo grandes mudanças para toda a comunidade escolar. Iniciativas que já têm sido realizadas e que trarão impacto na rede de ensino, em todas as fases. Como é o caso do Ensino Infantil, que pela primeira vez terá a presença de pedagogos nos berçários, crianças que terão atividades direcionadas pelo profissional capacitado, trazendo mais oportunidade para seu desenvolvimento e possibilidade maior de aprendizado. Serão cerca de 70 pedagogos, que atenderão cerca de 711 crianças, com idade de 6 meses a 1 ano e 11 meses, atendidas por 16 instituições.

A assistente administrativa Josiane Melquiades, mãe do pequeno Ravi, fala com alegria da novidade. “Vejo a responsabilidade nisso, do direito à educação, pois um pedagogo foi preparado para isso, nesta fase a criança precisa do cuidado, mas também de um acompanhamento profissional que contenha atividades pedagógicas para o desenvolvimento cognitivo da criança em cada fase de sua vida”, destaca.

Para suprir a demanda de profissionais da rede municipal de ensino, foram convocados os aprovados do concurso, Edital nº 01/2019, sendo que dos cargos administrativos, todo cadastro de reserva foi chamado. Foram mais de 700 profissionais, entre eles: agente educativo, assistente administrativo e outros. Com o último chamamento publicado no Decreto nº 1.319, de 13 de abril de 2022, que convocou 90 novos pedagogos e 30 professores de área, para disciplinas como Ciências, Educação Física, Geografia, Matemática, Inglês, Ciências, História e Língua Portuguesa.

Junto a isso, para atender a Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMEC um Processo Seletivo Simplificado para provimento de vagas temporárias foi realizado, com resultado final e início das convocações marcado para o dia 19 de abril, com cerca de 700 vagas, em cargos nos quais não há mais profissionais aprovados de reserva para serem chamados.

Outro cuidado reforçado pela atual administração foi o pagamento integral do Piso Nacional para os profissionais do Magistério. A lei municipal nº 2549, de 16 de março de 2022, concede revisão de remuneração e regulamenta a aplicação dos índices de reajuste aos servidores do Magistério Público do Município de Senador Canedo. O reajuste é de 33,24% no vencimento dos servidores ativos e inativos.

A frente da Semec, desde o dia 1º de abril, o professor Victor Pellozo destaca o trabalho em prol da comunidade escolar, do ensino de qualidade e uma política assertiva de atenção ao servidor. “Há cerca de duas semanas que estamos na Secretaria e junto com a equipe estamos realizando ações para retomada 100% das aulas presenciais, do ensino de qualidade e a valorização do servidor”, destaca.