Sem categoria

Prefeitura de Goiânia retira cerca de 300 toneladas de lixo por mês de bocas de lobo

Jogar lixo na rua é uma prática que acarreta em muito trabalho para as equipes de limpeza urbana e vários...

Jogar lixo na rua é uma prática que acarreta em muito trabalho para as equipes de limpeza urbana e vários transtornos para a população, principalmente no período de chuvas. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Público  (Seinfra) faz um trabalho diário de limpeza e desobstrução das bocas de lobo, mas precisa da ajuda da população.

Embalagens plásticas, vidros, garrafas pet, entulho de construção e até eletrodomésticos são exemplos do que é encontrado dentro dos bueiros pelas equipes , que chegam a retirar  uma média de 300 toneladas de lixo todo mês. “Até vaso sanitário já foi encontrado dentro de um bueiro em Goiânia. É preciso lembrar que todo lixo descartado irregularmente nas ruas vai parar dentro dos reservatórios e o resultado é o alagamento de ruas e avenidas da cidade, problema que, juntamente com a impermeabilização do solo,  está ligado diretamente à falta de conscientização de boa parte da população”, afirma o titular da Seinfra, Dolzonan Matos. O secretário ressalta que mesmo os pequenos resíduos, quando acumulados, entopem o sistema de escoamento das águas pluviais.

Os serviços preventivos são realizados de forma rotineira durante todo ano e intensificados antes e durante cada período chuvoso. Em 2019, foram feitas limpezas em 27.579 bocas de lobo, uma média de 2.298 por mês, com a retirada de cerca de 3 mil toneladas de lixo.

“A limpeza é feita primeiro de forma manual, com a retirada de entulho pelos próprios servidores. Dependendo da situação do bueiro, a desobstrução pode ser feita com ajuda de um caminhão hidrojato que suga os resíduos quando a quantidade de lixo é maior”, destaca o diretor da Seinfra, Marcelo Torrubia de Oliveira. Um único bueiro entupido pode acarretar em um dia inteiro de trabalho”, explica.

O diretor lembra ainda que a Seinfra dispõe de canais de comunicação para que o cidadão solicite serviços de infraestrutura, como limpeza de bocas de lobo, substituição de lâmpadas queimadas e remoção de entulhos, entre outros. As equipes podem ser solicitadas pelos telefones 3524-8363 e 3524-8373 ou WhatsApp (62) 98493 7229.



Últimas Notícias