Saúde

Moradores em situação de rua terão acesso facilitado ao atendimento de saúde, em Senador Canedo

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Assistência Social e...

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), realiza no próximo dia 30 de janeiro, a inauguração do programa Consultório na Rua. A ação inédita na cidade tem como objetivo ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, que acontece a partir das 9h no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), vai marcar o início das atividades do programa.

Instituído no âmbito da Política Nacional de Atenção Básica, do Ministério da Saúde, o programa disponibiliza equipes multidisciplinares, que realizarão serviços itinerantes, como atendimento médico, psicológico, social e outras especialidades articuladas à rede municipal de saúde.

O Consultório na Rua ainda vai desenvolver estratégias de cuidados, prevenção e promoção de saúde, contribuindo para a redução de danos causados pelo uso excessivo do álcool, substâncias psicoativas, entre outros agravos no público-alvo do programa.

“Essa ação em conjunto mostra a preocupação da atual gestão na promoção da qualidade de vida a toda a população, independente de sua classe e situação social”, comenta a secretária de saúde, Verônica Savatin.

Ainda segundo ela, a atuação do programa vai trazer grandes benefícios para a cidade. “É com muita alegria que vamos inaugurar esse programa, com o apoio do prefeito, Fernando Pellozo, conseguimos planejar diversos projetos e com investimento eles estão saindo do papel”, afirma a secretária.

DISQUE HUMANIZA

Além do Consultório de Rua, a Prefeitura de Senador Canedo também vai lançar no próximo dia 30 de janeiro o Disque Humaniza, um canal oficial em Senador Canedo para acolhimento, mapeamento, abordagem psicossocial e cuidados em saúde às pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

O projeto vai direcionar o atendimento ao público que faz da rua sua moradia, fazem o uso de entorpecentes, ou que trabalham e tiram seu sustento das ruas: pessoas que colhem material reciclável, vendem produtos em semáforos, profissionais do sexo e etc.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Além dos serviços voltados à saúde, os atendidos também vão contar com todo o apoio da assistência social de Senador Canedo. “Cuidar do bem-estar social de nossa gente é prioridade na gestão do prefeito Fernando Pellozo. É por isso que o nosso Serviço Especializado em Abordagem Social fará a divulgação da viabilização dos kits de higiene e dos cobertores para as pessoas em vulnerabilidade social”, comenta a secretária de Assistência Social e Cidadania, Simone Assis.



Últimas Notícias