Saúde

Senador Canedo amplia os pontos de testagem contra a COVID-19 para desafogar as urgências

A Prefeitura de Senador Canedo, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nesta semana, a ampliação dos pontos de...

A Prefeitura de Senador Canedo, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nesta semana, a ampliação dos pontos de testagem contra a COVID-19. A ação que tem o objetivo de desafogar as filas nas Unidades de Urgências e Emergência, será expandida para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e vai trazer agilidade no diagnóstico da doença.

Nos últimos dias houve um aumento no número de casos positivos causados pelo coronavírus, com isso ocorreu uma alta procura da testagem, somente no mês de dezembro cerca de 500 pessoas testaram positivo.

De acordo com a superintendente de vigilância em saúde, Flávia Régia, o aumento de testes positivos era esperado, principalmente após o relaxamento de medidas e a não adesão da população no esquema vacinal. “Toda vez que nos tornamos complacentes com esse vírus, corremos o risco de um ressurgimento, e percebemos essas ondas sempre após um relaxamento das medidas preventivas. Não podemos baixar a guarda, temos que garantir as medidas preventivas e concluir corretamente o esquema vacinal”, afirma

Para que o serviço estivesse disponível a toda população, foi realizado uma força tarefa com as equipes de Saúde da Família e Atenção Básica. Assim que o paciente chegar à UBS ele vai passar pela triagem, ao relatar os sintomas de COVID-19 será realizado o teste rápido. Em caso positivo com sintomas leves, o paciente vai passar pela consulta médica, receber orientação e iniciar o isolamento domiciliar, em caso de positivo com sintomas graves, o paciente será direcionado às unidades de urgências.

Segundo a superintendente de Atenção Básica, Mariley Gomes, nesse primeiro momento a ampliação da testagem será realizada em 12 unidades que serão as referências em determinadas regiões. “Para que essa ação fosse possível, realizamos um estudo minucioso para verificar quais unidades conseguiriam receber o serviço, optamos por direcionar os atendimentos para as unidades que possuem uma maior capacidade , mas a nossa intenção é que todas as unidades consigam efetuar a testagem”, afirma Mariley.

A ampliação vai proporcionar aos canedenses uma forma mais ágil para realização da testagem, o que vai garantir um tratamento igualmente rápido. Para a secretária de saúde, Verônica Savatin, além de proporcionar segurança a quem realiza o teste, ainda será uma maneira de conter a doença.

“A prioridade da gestão do Prefeito Fernando Pellozo é a saúde da população, e vendo essa nova onda de COVID-19 chegando, nos sentamos e alinhamos estratégias para conter a doença. Uma delas será essa ampliação dos pontos de testagem, assim as unidades não vão ficar superlotadas com a testagem de pacientes assintomáticos, o que vai garantir a segurança de quem não está com COVID-19 e além disso, vamos conseguir identificar os casos positivos mais rápido, o que vai garantir a contenção da transmissão”, conclui a secretária.

As unidades referências para a testagem serão: UBS Boa Vista, UBS Jardim Todos os Santos, UBS Prado, UBS Paraíso, UBS Vila São Sebastião, UBS Canedo 1 e 3, UBS Vargem Bonita, UBS Vila Matinha, UBS Oliveiras II, UBS Liberdade e UBS Vila Galvão. Para que toda cidade recebesse a cobertura e não houvesse superlotação, foi realizado um fluxograma para que os pacientes pudessem ser direcionados a unidade referência mais próxima.

O horário de funcionamento das unidades é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e para receber o atendimento basta se dirigir à UBS com os documentos pessoais, cartão SUS e comprovante de endereço.

Tags:, ,



Últimas Notícias