Esportes

Atleta de Karatê Senador Canedo é exemplo de superação

Railanne Akira, karateca canedense de 24 anos, é mais um exemplo de superação dos obstáculos enfrentados por pessoas com Síndrome...

Railanne Akira, karateca canedense de 24 anos, é mais um exemplo de superação dos obstáculos enfrentados por pessoas com Síndrome de Down. Natural de São Luís (MA), mas moradora de Senador Canedo desde 2008, ela começou no karatê aos cinco anos de idade, quando seu pai, que é professor da modalidade, notou seus primeiros chutes e socos no tatame ao escutar o comando e entender o que precisava ser feito. A partir daí, Railanne não parou mais!

Ela conquistou nos últimos anos, na categoria especiais, cinco títulos do Campeonato Brasileiro, sete títulos estaduais e há pouco tempo, a lutadora foi campeã da Copa do Brasil de Karatê, em Recife (PE), e da Copa Construindo Campeões, em Goiânia.

Além disso, em 2022, a atleta passou a fazer parte da seleção brasileira de karatê e em junho deste ano se prepara para ser a primeira atleta com Down faixa preta em Goiás.

Para seu pai, seu professor e treinador, Walbert Costa, as conquistas de sua filha são recebidas com muita alegria, porque quando Railanne nasceu, os médicos disseram que ela não teria coordenação motora nem para bater palmas.

“Quando ela nasceu, essa deficiência era tida como mongolismo. Hoje, nós ultrapassamos muitas barreiras do preconceito’, conta o professor.

Walbert relata feliz que hoje sua filha é uma grande mulher independente e deixa uma mensagem para os pais que possuem filhos portadores da síndrome: “Para que eles possam evoluir, é importante não limitá-los, Deixe eles caminharem com suas próprias pernas e confie na capacidade deles”.



Últimas Notícias