Esportes

Tocha olímpica chega a Goiás nesta quarta-feira

A tocha olímpica chega nesta quarta-feira, 4, no Estado de Goiás. O revezamento, que começou por Brasília, passará pelas cidades...

A tocha olímpica chega nesta quarta-feira, 4, no Estado de Goiás. O revezamento, que começou por Brasília, passará pelas cidades de Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Anápolis. Na quinta, 5, percorrerá Itaberaí, Cidade de Goiás, Inhumas e Goiânia.

Na sexta passará por Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos e Caldas Novas. Termina o roteiro no sábado, nas cidades de Pires do Rio, Ipameri e Goiandira.

Goiânia será a primeira capital de estado no País a receber o revezamento da Tocha e a prefeitura municipal preparou ação especial para a passagem do espírito olímpico.

Na quinta-feira, 5, 97 condutores vão fazer o revezamento da tocha a cada 200 metros, pelas ruas de Goiânia. O início do percurso será na Praça do Trabalhador, em frente à Câmara Municipal, às 16h30.

O trajeto terá 20 quilômetros passando, após sair da Praça do Trabalhador, pelos setores Oeste, Bueno, Marista e Central. O encerramento será na Praça Cívica, onde acontecerá o “City Celebration”, com diversas atrações artísticas. Durante o trajeto, estão previstas atividades esportivas, culturais e promocionais.

O percurso da tocha Olímpica terá cerca de 350 pontos de interdição no trânsito e contará com apoio total dos agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), assim como servidores de outros órgãos da Prefeitura, como a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), totalizando 400 pessoas envolvidas para receber o símbolo olímpico. No trecho demarcado não será permitida circulação e nem estacionamento de veículos. Placas de sinalização horizontal já estão sendo implantadas em alguns locais de forma preventiva.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da SMT, atende a critérios do Comitê Olímpico Internacional para recebimento da tocha e o objetivo das interdições no trajeto é manter a via segura aos atletas e para a população que acompanhará o revezamento, que passará por monumentos históricos, parques e regiões administrativas localizadas em quatro grandes bairros da Capital: Centro e setores Oeste, Bueno e Marista. Faixas aéreas informativas sobre a proibição de circulação serão implantadas em pontos estratégicos.

Transporte coletivo

Devido às interdições do trânsito de Goiânia para a passagem da tocha olímpica deve ocorrer atrasos na operação do transporte coletivo, que devem impactar toda a rede metropolitana. A previsão é de que a operação das linhas volte ao normal a partir das 21 horas.

A operação do Eixo Anhanguera não terá mudanças no atendimento, pois não haverá alterações no trânsito ao longo da Avenida Anhanguera. Dessa forma, o Eixo será a opção mais ágil para os usuários seguirem aos seus destinos, fazendo integração nos terminais Praça da Bíblia, Praça A e Dergo.

Sobre os jogos

Jogos Olímpicos de 2016 oficialmente Jogos da XXXI Olimpíada, mais comumente Rio 2016, será um evento multiesportivo realizado no segundo semestre de 2016, no Rio de Janeiro, Brasil.

A escolha foi feita durante a 121ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, que ocorreu em Copenhague, Dinamarca, em 2 de outubro de 2009. Os Jogos Paralímpicos de Verão de 2016 serão sediados na mesma cidade e organizados pelo mesmo comitê.

Será a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão sediados na América do Sul e a segunda vez na América Latina, depois da Cidade do México 1968. Será também a terceira vez que acontecerão no hemisfério sul, depois de Melbourne 1956 e Sydney 2000.

O evento ocorrerá entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016 e as Paraolimpíadas serão entre 7 e 18 de setembro do mesmo ano. O local de abertura e encerramento será no Estádio do Maracanã. Serão disputadas 28 modalidades.

Tags:, , ,



Últimas Notícias