Entretenimento

Férias e orçamento familiar nas dicas do Procon

Para muitos pais, não se programar com antecedência para as férias do mês de julho, pode significar um gasto a...

Para muitos pais, não se programar com antecedência para as férias do mês de julho, pode significar um gasto a mais no orçamento familiar. Mas para aqueles que ainda que não tenham feito um planejamento prévio e pretendem aproveitar o período de férias com os filhos devem ficar de olho na programação de gastos.

Sair da rotina pode trazer descanso, tranquilidade e repor as energias para o reinício das atividades. Contudo, se o acompanhamento financeiro não for monitorado, o estresse causado pelo descontrole financeiro já no reinício das atividades será inevitável. Desta forma, mesmo nas férias, a regra básica de gastar dentro da capacidade do orçamento é fundamental, alerta do Procon.

Todo gasto deve ser rigorosamente anotado. Viajando, ou não, os custos nas férias costumam ser mais altos. Por isso, outro alerta é não se esquecer que as despesas fixas mensais continuam, como: água, luz, telefone, alimentação, transporte, etc.

Atenção
Após avaliar a situação real das finanças, inclua no orçamento o quanto pretende e pode gastar no período de férias, fracionando um valor a ser gasto, aproximado, entre os dias previstos para as férias.
Leve em conta possíveis viagens, ingressos de cinema, lanches, idas no parque e até mesmo imprevisto durante a viagem (paradas para refeições, problemas no veículo, etc).
Não se esqueça que durante esses passeios você e seu filho podem ter gastos supérfluos, então inclua no orçamento.
Aproveite para colocar em prática a chamada “educação financeira”. Você vai conversar com seu filho sobre o valor disponível a ser gasto durante o mês e junto com ele vai organizar os passeios, definindo prioridades para que nenhuma brincadeira fique de fora.

Férias X Cultura
exposição de artes
É muito importante aproveitar as férias para participar de eventos culturais. A boa notícia é que muitos desses eventos são gratuitos. Veja a programação de eventos na sua cidade. Durante as férias acontecem muitas atividades educativas para crianças em shoppings, parques e museus.

Viagens: Sim ou Não?
Se seu filho está de férias, mas você não conseguiu a liberação do seu trabalho, dependendo da idade do seu filho, existem duas boas alternativas: acampamentos e colônias de férias. É uma forma de garantir a diversão das crianças, já que nesses lugares estão programadas atividades para tempo integral. Os preços podem variar muito de acordo com cada programação e pacote. Neste caso, pesquise bem os preços das diárias e pacotes e veja qual cabe no orçamento.

Colônia de Fériascolonia de feiras
Caso se interesse em contratar uma empresa, ou um clube, que esteja oferecendo colônia de férias é muito importante que pesquise sobre o contratado. Procure saber se o local tem a infraestrutura necessária para a segurança do seu filho. Se possível, visite o lugar para conhecer as instalações. Verifique com pessoas próximas, ou na internet, a reputação da empresa, ou do clube, que pretende contratar.

Profissionais envolvidos
É muito importante que os responsáveis busquem referências sobre os profissionais que atuarão na colônia de férias, obtendo informação sobre a quantidade de funcionários disponíveis e a qualificação deles.  Além disso, é fundamental verificar se a colônia possui uma equipe para dar os primeiros socorros em casos de acidentes.images

Idade e alimentação
Busque informações com antecedência sobre quantidade de crianças inscritas e a faixa etária mínima e máxima permitida para a inscrição. Veja se o cardápio é adequado e se o local oferece opções de comidas e bebidas saudáveis.

Atenção ao Contrato
Não deixe de verificar se todos os itens informados em materiais publicitários ou mencionados verbalmente como: pagamento, atividades, acomodações, equipe, atendimento médico e condições para desistência constam no contrato.

É imprescindível saber todos os detalhes para evitar futuros problemas, inclusive observando se há no documento um período pré-estabelecido para a desistência, caso a criança não se adapte a colônia, e a possibilidade da devolução do dinheiro pago integral ou parcialmente. Não tenha vergonha de tirar todas as dúvidas.contrato 1

Caso suspeite de alguma irregularidade, ou tenha dúvidas, você pode procurar o Procon Goiás por meio do canal de atendimento virtual: https://proconweb.ssp.go.gov.br ou pelo disque denúncia151. Além do atendimento presencial na sede do órgão, na Rua 8, número 242, no Centro, em Goiânia.



Últimas Notícias