Entretenimento

Nas vésperas das eleições, crianças vão criar cidade ideal no vídeo game

Em Goiânia, oficina de games quer estimular consciência política com a construção de mundo virtual no Minecraft. Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet

Nas vésperas das eleições, crianças de Goiânia vão criar a cidade dos seus sonhos no vídeo game. A oficina ‘Meu mundo ideal’ acontece no sábado, 6, e os participantes vão colocar suas propostas em prática no jogo Minecraft, um dos mais baixados da atualidade.

A programação é gratuita e acontece das 8 às 17 horas, na nova unidade da Ctrl+Play – escola especializada em robótica e programação -, no Jardim América. Para participar, basta preencher o cadastro, clicando no link www.play1234.eventbrite.com.br.

Cada participante terá aula durante o período de  uma hora e 30 minutos. Vanessa Barbosa de Oliveira explica que o jogo eletrônico Minecraft, uma febre entre crianças e adolescentes, permite a construção de itens de uma cidade. Em 2016, o game foi o mais vendido no mundo, com 100 milhões de unidades comercializadas.

A idealizadora do projeto, a educadora Vanessa Barbosa de Oliveira diz que o objetivo é incentivar a consciência política nas crianças, permitindo que escolham o que é mais importante para a construção de uma cidade, explicando que este é o papel dos políticos. Os participantes vão ter a liberdade de usar a criatividade para escolher o que é relevante incluir em suas cidades dentro da plataforma e depois ainda jogar com os amigos.

No domingo, 7 de outubro, os brasileiros vão às urnas eleger seus representantes no Congresso Nacional, nas assembleias legislativas estaduais e os governadores e presidente da República. “A votação é só para os adultos, mas quem disse que as crianças não podem participar e ainda se divertir? Elas podem criar o país e a cidade ideais, construindo escolas, hospitais, creches, postos policiais. No mundo virtual do Minecraft, as crianças têm o poder de colocar tudo o que consideram importante para uma cidade, assim como os políticos”, comenta.

Vanessa acredita que, apesar de ser um tema denso, a política precisa ser discutida com as crianças e adolescentes. “Queremos mostrar para o público infanto-juvenil a importância de escolher bem os representantes. Se num jogo elas escolherem personagem ‘X’, terão resultado à altura dele. Vamos explicar que o mesmo acontece na política. É preciso avaliar as características de cada candidato e tudo o que oferece; assim como fazemos ao escolher um personagem, nos jogos de computador”, explica.

A educadora diz que o Minecraft é um jogo criativo, que estimula a cooperação. Segundo ela, o projeto vai aproveitar o fascínio dos games para falar de um assunto tão importante, como é a política, assim na vida real, no futuro, poderão fazer melhores escolhas. “A oficina também vai estimular a criatividade e o aprendizado das crianças e adolescentes. O jovem que estuda tecnologia melhora a aprendizagem em diversos níveis, tem o raciocínio lógico estimulado e a capacidade de decisão ampliada”.

Ensino em expansão

Em Goiânia, o ensino especializado em robótica e programação para crianças e adolescentes está em expansão. A escola Ctrl+Play, que utiliza metodologia elaborada pela Massachussets Institute of Technology (MIT), Microsoft e Google, vai inaugurar a segunda unidade na Capital,  no dia 6 de outubro. A nova escola será aberta no Jardim América, com capacidade para atender 200 alunos, com idade entre sete e 16 anos.

No Jardim América, a nova unidade da Ctrl+Play está na Rua C-149, n.º 686 e ocupa uma área construída de 100 mil metros quadrados, formada por amplas salas, estrutura moderna e estacionamento para os clientes.

A educadora Vanessa Barbosa de Oliveira  diz que não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre linguagens de programação para o aluno se matricular em um dos cursos oferecidos pela Ctrl+Play Goiânia. Os estudantes podem escolher as turmas de acordo com a faixa etária. A Code Kids é para alunos de sete a nove anos, com aulas de programação game design e lógica e robótica.

O curso regular de programação e robótica tem oito módulos e é para alunos de 10 a 16 anos. Há ainda cursos rápidos, com 12 horas de duração, sobre os temas Minecraft, Meu Primeiro Game, Meu Primeiro App e Oficina de Introdução à Robótica para alunos de sete a 16 anos. Em todos os cursos, os materiais didáticos, como computadores e apostilas, também são oferecidos pela escola.

ANOTE

Meu mundo ideal – Oficina de Minecraft
Data: 6 de outubro (sábado)
Horário: das 8h30 às 17 horas
Local: nova unidade da Ctrl+Play Goiânia
Endereço: Rua C-149, n.º 686, Jardim América, Goiânia
Inscrições gratuitas: www.play1234.eventbrite.com.br
Contato: (62) 99801-1270



Últimas Notícias