Os Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotec) oferecem cerca de 18 mil vagas em cursos de capacitação e qualificação, por meio da parceria entre o Governo de Goiás, via Secretaria de Estado da Retomada (SER), e a Universidade Federal de Goiás (UFG). Os cursos têm duração entre 40 horas e 240 horas, são totalmente gratuitos e contam com certificação.
As inscrições para os cursos de capacitação ficam abertas até 29 de março, enquanto as inscrições para qualificação vão até o dia 27 de janeiro. Para realizar a inscrição, o interessado precisa ter 16 anos completos e ter Ensino Fundamental completo. Os editais, assim como os formulários para inscrição, podem ser acessados no site cotec.org.br.
Os cursos são disponíveis para moradores das seguintes cidades: Porangatu, Formosa, Ceres, Goianésia, Jaraguá, Goiás, Goiânia, Palmeiras de Goiás, Cristalina, Anápolis, Caiapônia, Catalão, Goiatuba, Piranhas, Santa Helena de Goiás e Uruana.
Os documentos necessários para pessoas acima de 18 anos são: CPF, RG, e-mail válido para contato e número de telefone. Aqueles que ainda não possuem 18 anos precisam dos seguintes documentos: CPF próprio e do responsável ou tutor legal, RG próprio e do responsável ou tutor legal, e-mail válido para contato e o número de telefone do responsável ou tutor legal.
Os interessados poderão optar por cursos ofertados de forma presencial, com aulas ministradas em sala de aula nas unidades dos Cotecs; e on-line, que são as aulas ao vivo, realizadas via internet. Corte e Costura, Rotinas Administrativas, Serviços de Beleza, Finanças Pessoais e Técnicas Culinárias, são alguns dos cursos ofertados.
Outra novidade deste novo edital é a criação contínua de turmas. Dessa forma, as inscrições ficarão abertas por mais tempo e sempre que um curso atingir o número necessário de inscritos para abrir uma turma, uma nova turma será criada. Sendo assim, o edital não formará apenas uma turma para cada curso, mas sim o número de turmas necessárias para cumprir a demanda dos interessados.
Os Colégios Tecnológicos de Goiás estão presentes em 16 cidades do Estado, alcançando diversas áreas que poderão se desenvolver e crescer com a oferta de cursos que conversam com a sua realidade. Um dos objetivos dos Cotecs é justamente formar cidadãos para que estes possam auxiliar no desenvolvimento dos seus espaços.