Economia

Senador Canedo participa do lançamento do REDESIMPLES

Senador Canedo, integrou a comitiva goiana do SEBRAE que participou do lançamento do sistema REDESIMPLES, no Palácio do Planalto, na...

Senador Canedo, integrou a comitiva goiana do SEBRAE que participou do lançamento do sistema REDESIMPLES, no Palácio do Planalto, na tarde do dia 9 de dezembro último. Representada pelos senhores Luiz Becker, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura SEDEA, Rodrigo Pereira Soares, Diretor de TI da prefeitura e o assessor especial Genilson Pereira Marques, Senador Canedo é um dos municípios brasileiros, que na gestão do prefeito Misael Oliveira, mais tem se empenhado para melhorar o ambiente regulatório, um dos pré-requisitos que a fizeram Senador Canedo ser considerado a 4ª cidade mais desenvolvida do Brasil entre os municípios com até 100.000 habitantes.Sebrae sistema redesimples
O ambiente regulatório é um critério importante que avalia tempo necessário para a abertura de um empreendimento e as demais regras básicas para a montagem de um negócio.
O REDESIMPLES é uma ação que integra os diversos órgãos da União estados e municípios em um processo único, simplificado, previsível e uniforme para auxiliar superar a burocracia pública, nos diversos órgãos e entidades responsáveis pelos processos de abertura, legalização, alterações cadastrais, licenças de funcionamento e a baixa de empresas.
Hoje o empresário precisa percorrer diversos órgãos públicos, cumprir exigências repetidas e apresentar vistorias de diversos órgãos de licenciamento. Tudo isto dificulta a abertura de uma empresa. Como a nova proposta, a abertura de empresas de baixo risco (mais de 90% do total) que hoje leva até mais de 90 (noventa) dias ou mais, pode ser concluída em até 5 (cinco) dias, representando significativa redução de esforço, custo e tempo.
O diferencial da REDESIMPLES é dar fé à palavra do cidadão, substituindo a apresentação de documentos e vistorias prévias por declarações. Outra inovação é a desvinculação de processos como o Habite-se no ato de abertura e legalização de empresas. Essas medidas são importantes para simplificar e agilizar a etapa de licenciamento de atividades, maior gargalo do processo de abertura.
Em Goiás sua implantação nos municípios ficará a cargo da Junta Comercial e do SEBRAE. Senador Canedo que acompanha esse processo desde a sua concepção pleiteia ser um dos primeiros municípios goianos habilitados para a sua operacionalização.

Tags:, ,



Últimas Notícias