Ciência

FACULDADE DA POLÍCIA MILITAR É NOTA 4 NO MEC

Instituição privada mantida pela Fundação Tiradentes, entidade dedicada à assistência social dos policiais militares em Goiás, garante pontuação expressiva por infraestrutura diferenciada e corpo docente renomado

Definir a instituição para cursar uma graduação ou pós-graduação é essencial para garantir melhores escolhas e oportunidades. Neste sentido, buscando oferecer ao público uma instituição de excelência, a Faculdade da Polícia Militar (FPM), primeira faculdade do Brasil com gestão realizada por profissionais de carreira militar, garantiu nota 4 pelo Ministério da Educação (MEC), nível conquistado apenas pelas grandes faculdades no país. A avaliação se refere à infraestrutura diferenciada e ao corpo docente, composto em 80% por mestres e doutores renomados.

Localizada no Setor Oeste, no mesmo prédio do Colégio Militar Polivalente Modelo Vasco dos Reis, a FPM recebeu investimento para promover adequação de acessibilidade e mobilidade – foram instalados piso tátil, portas para cadeirantes, corrimãos, rampas de acesso, carteiras especiais, além de disponibilização de programa especial no computador para deficientes visuais. Além disso, foram adquiridas 320 novas carteiras, 50 computadores, equipamentos para laboratório dos cursos de Biomedicina e Enfermagem, aparatos para o curso de Educação Física, e uma biblioteca completa com quatro mil livros.

O diretor acadêmico da FPM, Coronel Waldemar Naves do Amaral, conta que ver nascer a escola superior é um sonho realizado. “A FPM veio como um grande desafio, e por isso detalhamos cada processo milimetricamente. A escolha da sede, por exemplo, cuidadosamente estudada, se dá pela infraestrutura já disponível, com espaço possível para adequação, disponibilidade do período noturno e boa localização”, afirma.

Coronel Waldemar menciona ainda que estar em um colégio que já possui tradições militares e compartilha dos mesmos valores da FPM, como disciplina, respeito, civismo, cidadania e inovação, também auxiliou no critério de escolha do local. Ademais, os investimentos que a Faculdade está fazendo para seu aporte poderão, igualmente, ser desfrutados pelos alunos dos turnos matutino e vespertino, beneficiando também o colégio.

Inspiração

Apesar de ser denominada como Faculdade da Polícia Militar, a instituição não se restringe à formação do efetivo policial, e está aberta a todos os interessados em concluir o ensino superior, em diferentes habilidades. O vestibular que garante o ingresso na instituição está previsto para acontecer em janeiro de 2018. O Tenente Coronel Ubiratan Reges de Jesus Júnior, diretor administrativo financeiro da faculdade, conta que FPM foi idealizada tendo como parâmetros o ensino de excelência oferecido no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e no Instituto Militar de Engenharia (IME).

“Ambas instituições foram contatadas por nós para trocar conhecimentos sobre metodologia, estratégia de gestão, linhas de pesquisa e infraestrutura acadêmica disponibilizadas. Estreitamos com elas relacionamentos para possíveis intercâmbios institucionais no futuro”, revela o Tenente Coronel Ubiratan. A missão da Faculdade da Polícia Militar também foi orientada pelos modelos de sucesso citados. “Queremos capacitar o mercado de trabalho com profissionais que tenham qualidade técnica e sejam imbuídos de valores de civismo”, ressalta o diretor.

Outro ponto de destaque da Faculdade é que o modelo de aprendizado será feito por metodologia ativa, que estimula o aluno a buscar caminhos alternativos, criar suas próprias soluções e interpretar a teoria para transformá-la em prática. O Coronel Waldemar Naves do Amaral, diretor acadêmico da FPM, explica que este modelo de ensino está focado em otimizar a formação profissional. “A metodologia centrada no aluno busca desenvolvimento completo, formando profissionais autônomos e qualificados, capazes de compreender aspectos cognitivos, socioeconômicos, afetivos, políticos e culturais. A teoria e prática, serão pareadas, na FPM, de maneira muito equilibrada”, esclarece.

Sobre a FPM

A Faculdade da Polícia Militar (FPM) é a primeira faculdade privada do Brasil com tradição militar. Tem como missão agregar valores de civismo e cidadania, mediante a disciplina e os princípios humanos, objetivando a formação de profissionais éticos, inovadores e transformadores da sociedade, com alicerce na excelência do conhecimento e no compromisso social. Localizada, inicialmente, na Rua T-48, S/N, Setor Oeste, mesmo prédio do Colégio Militar Polivalente Modelo Vasco dos Reis, a FPM irá oferecer os cursos de Educação Física, Biomedicina, Enfermagem e Superior de Tecnologia em Segurança Pública, este último, restrito apenas aos profissionais de carreira da segurança pública.

Por fazer parte do Programa Educacional desenvolvido pela Fundação Tiradentes, os policiais militares goianos e seus dependentes serão beneficiados com bolsas de até 30% para 10% das vagas de cada curso, sendo o desconto proporcional às notas obtidas.



Últimas Notícias