Cidades

Nova barragem no Daia em Anápolis vai fornecer água durante estiagem

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta segunda-feira (27), a nova barragem do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), com capacidade para...

nova barragem vai garantir abastecimento de água durante todo o ano para indústrias instaladas no Daia, em Anápolis

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta segunda-feira (27), a nova barragem do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), com capacidade para armazenar cerca de 250 milhões de litros d’água. Por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), o governo estadual investiu R$ 1,5 milhão na obra, com o objetivo de garantir abastecimento durante o período crítico de estiagem.

“Esta barragem vai suprir a demanda do Daia e ainda dos bairros da região mais alta da cidade, garantindo a oferta de água tratada às indústrias e à população. Estamos preparando Anápolis para ampliar ainda mais o seu crescimento populacional e industrial, para gerar empregos”, disse Caiado.

Em anos anteriores, a escassez hídrica prejudicou a produção industrial e chegou a ser um gargalo para o segmento, que agora conta com a nova estrutura. A água da barragem é conduzida para a Estação de Tratamento de Água da Codego, responsável pelo abastecimento de mais de 150 indústrias e cerca de 50 bairros da região Sul de Anápolis.

“Anápolis já não acreditava que o abastecimento de água pudesse ter uma solução. A segunda cidade mais importante de Goiás conviveu por décadas com uma situação realmente deprimente: ou faltava água, ou vinha por caminhão-pipa, ou tinha de intercalar a distribuição: dois dias, sim, e dois, não”, observou o governador.

“Toda a equipe da Codego se empenhou e resolveu o problema de falta de água em Anápolis. A barragem vai armazenar água e já está tendo vazão”, explicou o presidente da Codego, Manoel Castro de Arantes, o Fião. No Daia, Caiado também vistoriou obras de infraestrutura na Plataforma Logística, que receberá em breve novas indústrias.

Ampliação do Daia
Após o governador Ronaldo Caiado repassar a área de mais de 1 milhão de metros quadrados da Plataforma Logística Multimodal à Codego para ampliação do Daia, a Companhia iniciou as obras de infraestrutura para possibilitar a instalação de novas indústrias no local, que conta com 141 lotes para funcionamento das empresas. O assentamento de empreendimentos deve gerar novos postos de trabalho para Goiás.

A estatal tem investido cerca de R$ 3,5 milhões na implantação de rede de água e de esgoto e na construção de uma estação elevatória de esgoto. A previsão é de que a infraestrutura seja inaugurada dentro de um período de três meses.

Acompanharam o governador no Daia o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, Pedro Sales; o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho; os deputados estaduais Coronel Adailton e Amilton Filho; os vice-prefeitos de Anápolis, Márcio Cândido, e de Leopoldo de Bulhões, Tião da Lourdes; o presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Leandro Ribeiro; o ex-presidente da Codego, Renato de Castro; vereadores e outras lideranças.

Tags:, , , , , ,



Últimas Notícias