Cidades

100 novas crianças se formam Bombeiro Mirim em solenidade emocionante em Senador Canedo

Em Senador Canedo, a formatura de 100 novos bombeiros mirins foi cheia de emoção na segunda-feira, 24. O evento aconteceu...

Em Senador Canedo, a formatura de 100 novos bombeiros mirins foi cheia de emoção na segunda-feira, 24. O evento aconteceu na sede do 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros e contou com a presença do prefeito Divino Lemes e da primeira-dama Laudeni Lemes, autora do projeto que criou o Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom), em todo o Estado de Goiás.

Durante a solenidade, que teve a presença do vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota, também foram inaugurados a nova Academia de Musculação e o Vestiário do Corpo de Bombeiros. Também estavam presentes o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militares do Estado de Goiás, Coronel Dewison Adelino Mateus e o comandante do 14º BBM, Tenente Coronel Washigton Luiz Vaz Júnior, que acompanharam as homenagens prestadas durante a formatura da nova turma e também uma simulação de resgaste feita pelos formandos, que puderam mostrar um pouco do que aprenderam durante a formação do Proebom.

O Proebom foi instituído em todo estado, mediante a lei 14.805, do ano de 2004, da então deputada estadual Laudeni Lemes. A ação tem parceria com a Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O projeto é responsável por ensinar às crianças e adolescentes, com aulas teóricas e práticas, noções de ética e cidadania, salvamento aquático, teorias de incêndio e práticas de combate a incêndio, salvamento terrestre, noções de emergências médicas, aulas de educação física, além de conhecimentos na área de convívio social, preservação do meio ambiente, noções de saúde e de higiene, educação no trânsito, drogas e seus malefícios, civismo e atividades recreativas, já formou mais de 1200 crianças no município.

O curso, com duração de 9 meses, contempla crianças da faixa etária de 9 a 12 anos, sendo que são oferecidas 50 vagas pelo sistema de sorteio, e outras são preenchidas com indicação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social.