Cidades

Prefeitura Senador Canedo inaugura obra da ampliação da captaçao Bonsucesso e reforça rede de abastecimento de água

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Agência de Saneamento (Sanesc), inaugurou a ampliação da Captação Bonsucesso, bem como...

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Agência de Saneamento (Sanesc), inaugurou a ampliação da Captação Bonsucesso, bem como a conclusão do Plano Emergencial do Sistema de Abastecimento Hídrico. Esse plano foi elaborado após uma auditoria completa nos Atestados de Viabilidade Técnico Operacional (AVTO) emitidos pela agência nos últimos anos. O evento aconteceu na terça-feira, 22. 

Ao todo foram mais de 8 milhões de investimentos para o recondicionamento de todo o sistema de captação, tratamento e distribuição de água tratada da SANESC.

Tido como a maior obra a ser inaugurada em 2022, as intervenções possuem o foco na ampliação, na correção, na otimização e na interligação de 4 unidades estacionárias já existentes e fundamentais na estrutura da autarquia, sendo elas: Captação Bonsucesso, Estação de Tratamento do Sozinha, estação de Tratamento Lúcio Rosa e o Centro de Reservação Boa Vista.

De acordo com o prefeito, Fernando Pellozo essa obra finaliza um desejo da gestão. ”Uma das minhas prioridades assim que assumi a gestão foi a questão do abastecimento e fornecimento de água, sobretudo em tempos de seca. Nosso município sempre teve histórico da falta d´água, com a conclusão do projeto emergencial vamos dobrar a capacidade de produção de água.”, comemorou.

Segundo o Diretor de Operações, Arthur Moreira, o projeto emergencial é um dos muitos legados do prefeito, Fernando Pellozo para a cidade. “Esse projeto veio de um anseio que a nossa população sofre há anos que é a falta de água, achou-se que não conseguiríamos, mas conseguimos, com muito trabalho. Com isso, estamos entregando um dos maiores projetos de saneamento que será referência para todo o estado.”, destacou.

O Presidente da Agência, Cainã Teodoro afirma que com esse projeto irá garantir o compromisso com o abastecimento da população, com água tratada e de qualidade nas torneiras. ”Nesse primeiro ano de gestão conseguimos atingir um nível  nunca antes visto na cidade, isso se dá com o desenvolvimento do plano emergencial”. Para ele, tem muita coisa boa por vir, tanto na parte de infraestrutura, de abastecimento, captação de recursos, captação de água, tratamento e distribuição, quanto na parte de planejamento de gestão.  

Dentro do plano emergencial, uma das maiores obras que foi realizada e que neste evento será entregue é a ampliação da captação do Bonsucesso. Hoje no local são mais de 900 mil litros de água bruta captadas por hora, anteriormente eram 300 mil litros. Foram implementadas novas bombas em todo o sistema, sendo 1 milhão em investimentos, já os 10.853,48m2 quadrados podem armazenar um total de 98.000 m3 de água bruta, o que gera tranquilidade para o abastecimento de água na cidade. A duplicação da Adutora do Bonsucesso para a ETA Lúcio Rosa, aumentará em quase três vezes a produção de água, saindo de 350m3/h para 900 m3/h. 

Outra obra inserida dentro do plano emergencial e que refletirá em economia para os cofres públicos, foi o projeto de energização em todas as Subestações de Tratamento de Água (Eta`s). As obras de energização tiveram um investimento de mais de 400 mil e irá gerar uma economia anual de R$ 2.850.000,00 em diesel.