Cidades

Senador Canedo recebe cursos que auxiliam na geração de renda para os pequenos produtores

A ação faz parte da Rota da Fruticultura em Goiás com cursos de processamento de frutas, fabricação de doces, numa...

A ação faz parte da Rota da Fruticultura em Goiás com cursos de processamento de frutas, fabricação de doces, numa parceria com Governo de Goiás, UFG, Emater e Prefeitura.

Teve início na última segunda-feira, 20/3, o Curso de Processamento de Goiaba e Maracujá (Fabricação de doce em pasta, corte e geleia). A ação faz parte do Projeto Rota das Fruticultura, uma parceria do Governo de Goiás, Universidade Federal de Goiás, Emater e Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

O foco do trabalho é desenvolver a fruticultura na Agricultura Familiar, além de fomentar a renda dos produtores, ensinando a desenvolverem produtos com o excedente das frutas para comercializá-las. Estão sendo ensinadas todas as etapas da produção, incluindo controle de qualidade, como higienização, esterilização, também formação de preço e inclusão do produto no mercado.

Participam da formação o professor Dr. Waldemiro Alcântara, da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, as professoras: Dra Clarissa Damiani e Dra Fernanda Salamoni da Faculdade de Agronomia, da Universidade Federal de Goiás. “O objetivo é capacitar pequenos produtores, incentivar o desenvolvimento de produtos que tem apelo comercial. Participam principalmente mulheres, idosos, pessoas que estão agregadas no cultivo, ajudando na geração de renda da família”, destaca Alcântara. Na ocasião, os participantes receberam mudas frutíferas prontas para o plantio.

Profissionalização

O curso é realizado em três etapas, sendo o primeiro dia reservado para as aulas práticas, com todas as etapas, escolha dos produtos, higienização das frutas e utensílios, manuseio até a colocação dos doces na embalagem específica para venda. No segundo dia, a capacitação é Formação de Preço de Venda, trazendo informações sobre mercado, estimativa de preço de produção e final para ser aplicado para comercialização.

Entre os participantes dos cursos, a enfermeira Ana Paula Barbosa, que tem uma pequena propriedade em Senador Canedo. “Soube a iniciativa, vim fazer com a expectativa na geração de renda, que até possibilite na sustentabilidade da minha propriedade. Me surpreendi, foram aulas muito didáticas, muito bem explicado, ótimo conteúdo”, enfatiza.

O secretário municipal de Agricultura Vilmar Lima destaca a parceria como investimento. “ Nossos esforços são sempre em melhorar a vida dos produtores rurais, e consequentemente de toda a população de Senador Canedo, ações assim serão contínuas”, concluiu.



Últimas Notícias