Cidades

Professor canedense participa da maior conferência mundial em educação

Greiton Toledo foi considerado um dos melhores professores do Brasil pela revista Nova Escola. O educador de Senador Canedo ensina matemática utilizando produção de games

O professor de matemática Greiton Toledo é um dos convidados para a Conferência SXSWedu em Austin, Texas, nos Estados Unidos. O evento é um dos mais importantes pólos de discussão, que vai ser realizado entre os dias 6 e 9 de março.  O educador é professor de matemática na Escola Municipal Irmã Catarina Jardim Miranda, onde implantou o projeto Mattics que ensina matemática por meio de programação de games.

O projeto, denominado Mattics, começou em 2015, envolvendo alunos do ensino básico. O grupo, formado com crianças de 9 a 13 anos, iniciou a programação de games educativos utilizando ensinamentos da matemática. O desenvolvimento prático da matemática e o estímulo do pensamento crítico dos alunos fizeram mudanças na sala de aula e na vida dos alunos. E com ajuda de voluntários, muitos pais de alunos, o Mattics virou uma importante atividade de extensão da escola.  “Desenvolvo projetos de matemática que condenam atividades mecânicas, repetitivas, que não contribuem de maneira significativas para o aprendizado do estudante. Nas minhas aulas, eu sempre trabalhei atividades exploratórias, sem conceitos prontos, para que os alunos desenvolvam o senso crítico e expressem suas ideias através da matemática”, afirma o educador.

O Projeto Matemática e Games, que também é um trabalho científico, foi um dos selecionados para o prêmio Educador nota 10, da Editora Abril, Fundação Lemann, Fundação Victor Civita e Rede Globo, que escolheu o professor como um dos melhores professores do Brasil.  E trouxe a oportunidade de apresentar o seu trabalho em importantes eventos de educação, do Brasil e do Mundo. Greiton Toledo foi um dos convidados para ser palestrante na Audiência Pública na Câmara dos Deputados, em novembro de 2016, para discutir a educação básica no Brasil.

Reconhecimento Internacional

A participação no SXSWedu em Austin, Texas, é um convite da Fundação Lemann aos 11 melhores professores  do Brasil. O evento vai ser realizado entre os dias 6 e 9 de março, em 2017. Trata-se dos principais eventos internacionais sobre inovação na educação. Na sétima edição, o evento, que dura quatro dias, vai realizar exposições, painéis, palestras, debates e workshops sobre diversas áreas educacionais, como primeira infância, cognição, liderança, artes e espaços de aprendizagem.

O Mattics que teve o seu início difícil, com seis computadores emprestados, pais fazendo sanduíches para o lanche, hoje é um dos destaques da Escola Municipal Imã Catarina Jardim Miranda, na Vila Galvão em Senador Canedo. O projeto hoje será realizado com alunos do 6º e 7º ano, com idade de 8 a 13 anos, que terão oficinas de aprendizagem de produção de games, utilizando mecanismos da matemática.  Os jogos produzidos pelos alunos serão utilizados em tratamento médico, como pacientes com Mal de Alzheimer.   O Mattics foi selecionado pelo Desafio Aprendizagem Criativa 2017, da Fundação Lemann que possibilitará a mentoria por 1 ano do MediaLab, junto ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts.



Últimas Notícias