Cidades

Novos gestores escolares tomam posse após processo eleitoral democrático em Senador Canedo

A cerimônia de posse dos gestores escolares de Senador Canedo foi realizada nesta quarta-feira, 5 de janeiro. O evento marcou...

A cerimônia de posse dos gestores escolares de Senador Canedo foi realizada nesta quarta-feira, 5 de janeiro. O evento marcou mais uma etapa do processo democrático na área da educação. A escolha dos gestores teve a participação da comunidade escolar, ou seja, dos pais, alunos e servidores, conforme legislação específica.

O evento, que marcou a retomada da escolha democrática feita pela comunidade escolar, contou com as presenças do prefeito de Senador Canedo, Fernando Pelozzo e de vereadores. O prefeito Fernando Pelozzo diz que é notável que os gestores escolares escolhidos são os que tiveram a preferência e confiança da comunidade votante. “A esperança que o trabalho seja feito para o maior ganho da instituição municipal de ensino, qual terá a parceria da Prefeitura, por meio principalmente da Secretaria Municipal de Educação, para construção de uma educação de qualidade para todos”, afirma Pelozzo.

O secretário de Educação e Cultura, Marcelo Costa, avaliou a importância do processo de escolha dos novos gestores. “O que estamos vendo, durante esta cerimônia, é a concretização da Constituição Federal e das normas vigentes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96), a democracia, a participação da comunidade escolar na escolha do seu gestor, e isso só engrandece o trabalho promovido nas instituições municipais.”

Foram 43 instituições municipais de ensino que participaram do processo eleitoral, em que votaram alunos maiores de 12 anos, responsáveis por alunos menores de 12 anos, servidores administrativos e do magistério efetivos. Sendo que, três, após apuração dos votos não obtiveram quórum mínimo para validação.

O resultado da escolha foi homologado no dia 7 de dezembro, conforme a lei nº 2.119/2018. Durante a cerimônia de hoje, foi destacada a importância da participação dos gestores, sua equipe administrativa e pedagógica, além da comunidade para a construção de uma educação cada vez mais apta a atender as necessidades locais. E foram colocadas as contribuições, projetos e demais iniciativas que estão sendo disponibilizadas para todas as instituições municipais.