Cidades

Prefeitura de Senador Canedo investe na qualidade da alimentação escolar

Os investimentos na qualidade da alimentação escolar marcaram o início do ano letivo de 2020 em Senador Canedo. Mais de...

Os investimentos na qualidade da alimentação escolar marcaram o início do ano letivo de 2020 em Senador Canedo. Mais de 24 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos estão sendo beneficiados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Aplicada pela administração municipal, a medida prevê a oferta de refeições saudáveis dentro de uma proposta de educação alimentar e nutricional, que atende objetivos como crescimento saudável e aprendizagem.

As ações são promovidas pela Gerência de Alimentação Escolar do município, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A rede de profissionais municipais acompanham a compra dos alimentos, a armazenagem, a distribuição e o controle de estoque para que sejam atendidas todas as recomendações sanitárias.

O prefeito Divino Lemes diz que os nutricionistas são responsáveis pelo planejamento e acompanhamento do cardápio para que todos os estudantes tenham uma boa alimentação. “Dentro da escola pública queremos que nossos estudantes tenham as suas necessidades nutricionais supridas. Trabalhamos para evitar problemas como a desnutrição e também o sobrepeso”.

Ele afirma que a alimentação escolar é um direito dos alunos da educação básica pública e é dever do município fornecê-la atendendo as diretrizes estabelecidas em lei. São entregues semanalmente cerca de 18 mil quilos de alimentos, entre frutas, verduras, carnes, panificados e secos e molhados.

Para a alimentação de creches, há o fornecimento de quatro refeições diárias compreendendo café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Para as demais modalidades de ensino há o fornecimento de uma refeição. A Prefeitura também trabalha a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nas escolas, por meio de formação com os manipuladores, palestras e acompanhamento das preparações realizadas nas instituições.