Cidades

Vereadora propõe programa de saúde mental para profissionais de saúde na Capital

A vereadora Aava Santiago (PSDB) apresentou projeto de lei para criar, em Goiânia, o Programa de Cuidado com a Saúde...

A vereadora Aava Santiago (PSDB) apresentou projeto de lei para criar, em Goiânia, o Programa de Cuidado com a Saúde Mental dos Profissionais da Rede Pública de Saúde. Denominado “Saudavelmente”, o objetivo é oferecer atendimento psicológico a profissionais que necessitem de acompanhamento.

Segundo o projeto, atendimentos psicológicos serão viabilizados em parceria com Núcleos de Prática em Psicologia de instituições de ensino superior. De acordo com a autora, para além do reconhecimento à atuação dos profissionais de saúde, é necessário cuidar daqueles que se dedicam a cuidar da vida de outras pessoas. “Eles não mediram esforços no cenário de enfrentamento à pandemia, chegando a níveis de exaustão física e mental. Portanto, nada mais justo e fundamental do que oferecer amparo psicológico a essas pessoas”, afirma Aava.

Pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em abril do ano passado, mostrou que 80% dos profissionais de saúde entrevistados sentiam impactos negativos na saúde mental, causados pela pandemia. Desses, apenas 19% buscaram ajuda para lidar com o problema.

O “Saudavelmente” é inspirado em projeto desenvolvido na Universidade Federal de Goiás (UFG), em que equipe de saúde mental instituição atua no atendimento psicológico e psiquiátrico de estudantes.

O projeto segue em tramitação na Câmara.



Últimas Notícias