O aumento da competitividade da produção de leite nos municípios goianos a partir do melhoramento genéticos dos rebanhos é um dos temas do I Encontro do Leite de Goiás, que acontece no sábado, 22, em Bela Vista. O evento inédito será realizado na Estância Tamburil e reunirá pecuaristas de todo o Estado.
Os participantes vão conhecer as vacas campeãs de produção leiteira e receberão ainda orientações técnicas. O encontro é organizado pela Estância Tamburil e terá a participação de representantes do Sebrae, Senar, Secretaria da Agricultura do Estado (SEAPA), Emater, GoiasFomento, Banco do Brasil e Superintendência Federal do Ministério da Agricultura em Goiás.
Segundo o organizador do evento, o pecuarista Amarildo Gonçalves, os empreendedores do leite terão uma oportunidade única de receber atendimentos relativos aos programas desenvolvidos por cada órgão relacionado à agropecuária num mesmo local. “A nossa intenção é disponibilidade informações e acesso aos serviços com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção leiteira em nosso Estado. Temos muito potencial e precisamos nos unir para crescer cada vez mais”.
Ele explica que o evento quer abraçar todos os elos da cadeia leiteira, com as orientações e palestras técnicas. Os participantes também farão visita técnica à Estância Tamburil, que possui um dos planteis das raças Gir Leiteiro e Girolando mais premiados do Brasil e é reconhecida nacional e internacionalmente pelo aperfeiçoamento genético de alto desempenho e pela qualidade excepcional da produção de embriões.
Com cerca de dois mil animais, representativos, geneticamente, de todas as famílias do gir existentes nos rebanhos mundiais e uma produtividade 10 vezes superior à média nacional, que é de 3,5 litros de leite por vaca.