Agropecuária

Prefeitura e Senar avançam em parceira e Programa Agrinho vai chegar a Senador Canedo no próximo semestre

A Prefeitura de Senador Canedo se prepara para firmar uma parceria empolgante com o Sistema Faeg para implementar o Programa...

A Prefeitura de Senador Canedo se prepara para firmar uma parceria empolgante com o Sistema Faeg para implementar o Programa Agrinho nas escolas municipais. O secretário de Agricultura e Abastecimento, Vilmar Lima, e o coordenador-regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Rafael Rosa, se reuniram nesta segunda-feira, 03, para discutir o projeto e o cronograma de sua implantação em Senador Canedo.

Após o encontro, uma nova reunião ficou agendada para agosto com a participação do secretário de Educação para definir os últimos detalhes para a implementação do Programa Agrinho nas unidades de ensino, a partir do segundo semestre.

De acordo com Vilmar Lima, a chegada do Agrinho à cidade é um importante passo do projeto do prefeito Fernando Pellozo para incentivar a proteção ambiental e expandir parcerias voltadas para a educação. O Programa Agrinho é desenvolvido pelo Senar Goiás desde 2008, em conjunto com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), com o objetivo de promover ações educacionais que incentivem a prática pedagógica através de projetos abrangentes, que incluam temas de relevância social, cultural, econômica, política e ambiental, buscando aprimorar constantemente hábitos e atitudes.

Rafael Rosa, coordenador regional do Senar Goiás, destaca que a base do programa Agrinho é capacitar os educadores para que transmitam maior consciência ambiental aos estudantes. Para isso, oferecem formação aos professores e profissionais da rede de ensino, permitindo que desenvolvam atividades dentro da escola e também com a comunidade. As melhores iniciativas realizadas em todo o Estado de Goiás são reconhecidas e premiadas pelo Sistema Faeg.

Neste ano, o tema do Programa Agrinho é “Acolher, Empreender e Preservar Juntos cuidando das Pessoas, do Meio Ambiente com Boas Práticas e Gestão Eficiente”. Segundo Rafael Rosa, a cada ano, o Senar fortalece sua presença nas escolas, fornecendo conhecimentos técnicos de acordo com os projetos que cada instituição trabalha.

Ao longo dos anos, o Programa Agrinho já beneficiou cerca de 2 milhões de alunos, 82 mil professores e gestores de nove mil instituições de ensino no Estado de Goiás, que incorporaram o programa em suas ações por adesão espontânea.



Últimas Notícias